23 NOV 2022
SAÚDE
Aparecida do Taboado começa a cadastrar bebês com comorbidades para vacinação contra a Covid-19
receba notícias
A Prefeitura de Aparecida do Taboado, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, já está cadastrando crianças de seis meses a dois anos e 11 meses de idade, com comorbidades (confira a lista ao final da matéria), para receber a vacina contra a COVID-19.

A imunização deste novo grupo será feita apenas mediante cadastro, sendo obrigatória a apresentação de laudo médico atualizado que comprove a comorbidade e o cartão do SUS.

O cadastramento está sendo feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h (horário de Brasília), na Secretaria Municipal de Saúde, que fica na rua Laudelino de Melo, nº 1.483 – Centro, com Eugênia Maria de Freitas Paiva. Após o cadastro, os pais e os responsáveis serão comunicados sobre a data da vacinação.

De acordo com a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a vacina utilizada nesse novo grupo é a Pfizer Baby, que possui um frasco com a tampa na cor vinho e é diferente dos demais imunizantes do laboratório.

O esquema vacinal dos bebês de seis meses a dois anos será feito em três doses: sendo as duas primeiras com intervalo de 21 dias (três semanas), seguidas por uma terceira dose que deve ser administrada pelo menos 2 meses (oito semanas) após a segunda dose.

Confira a lista de comorbidades

Diabetes miellitus;

Pneumopatias crônicas graves;

Hipertensão Arterial Resistente;

Hipertensão Arterial estágio 3;

Hipertensão Arterial estágio 1 e 2 com lesão em órgão-alvo;

Insuficiência Cardíaca;

Cor-pulmonare e Hipertensão pulmonar;

Cardiopatia Hipertensiva;

Síndromes Coronarianas;

Valvopatias;

Miocardias e Pericadiopatias;

Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas;

Arritmias cardíacas;

Cardiopatias Congênitas;

Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados;

Doenças Neurológicas Crônicas;

Doença renal crônica;