14 NOV 2022
PROCON de Aparecida do Taboado participou do 1º Workshop de Capacitação do novo Sistema Nacional ProConsumidor
O PROCON de Aparecida do Taboado, foi representado no 1º Workshop de Capacitação do novo Sistema Nacional ProConsumidor, realizado nos dias 10 e 11 de novembro, em Três Lagoas.

O evento foi voltado para os PROCONs dos munícipios do Estado com objetivo de treinar e aperfeiçoar os conhecimentos do sistema ProConsumidor, uma ferramenta que vai colaborar com o trabalho nos órgãos e auxiliar os consumidores na defesa de seus direitos. A finalidade foi aprimorar e atualizar as equipes dos PROCON’s a respeito das recentes mudanças, para dar condições de excelência no atendimento aos consumidores que buscam o serviço.

A cerimônia de abertura foi realizada na Câmara Municipal daquele Município, onde o superintendente do Procon Estadual, Rodrigo Vaz, destacou que o ProConsumidor é um sistema de apoio ao consumidor, por meio do qual é possível registrar reclamações, denúncias e consultar processos em andamento, trazendo melhorias também, ao atendimento realizado no PROCON e suas demandas.

Estiveram participando da capacitação representantes dos PROCON’s das cidades de Aparecida do Taboado (Coordenadora Carla Lima e Atendente Rita de Cássia), Brasilândia, Costa Rica, Campo Grande, Dourados, Maracaju, Rio Brilhante, Água Clara e Eldorado.

As palestras foram ministradas pelo defensor público Dr. Evandro César Casali; Dra. Norma Cristina Martins, do PROCON MS; pela coordenadora da Secretaria Nacional do Consumidor (SINDEC), Daniele Corrêa Cardoso; pela analista de sistema do SINDEC, Ana Paula Mesquita; pela advogada e coordenadora de apoio técnico, Camila dos Santos Oliveira.

PROCONSUMIDOR
A nova plataforma reunirá dados de todos os Procons do país, centralizando informações como: denúncias, reclamações e consultas em apenas um sistema, trazendo um grande diferencial em relação ao Sindec. Assim, as empresas poderão visualizar e responder demandas de todo o Brasil, por meio de um único cadastro. De acordo com o SENACON, a meta é que o sistema seja implantado em todos os órgãos de defesa do consumidor até 2023.

Da maneira como foi apresentado, o ProConsumidor será um importante meio de avanço nas demandas consumeristas, unindo todas as informações em um só lugar, podendo utilizar como alternativas a realização de audiências e acordos de forma totalmente online, auxiliando assim, principalmente as empresas que atuam a nível nacional
Fonte: DICOM
Autor: Camila Helem de Jesus - Diretoria de Comunicação