18 OUT 2022
SAÚDE
Município investe em equipamentos inovadores para o atendimento nutricional da população
A Saúde sempre foi prioridade do atual governo, que vem trabalhando desde o início da gestão, com apoio da Câmara de Vereadores, para melhorar as condições de atendimento à população, adquirindo equipamentos modernos, reformando e ampliando instalações hospitalares.

Neste mesmo ritmo, a Secretaria Municipal de Saúde adquiriu recentemente, através de emenda impositiva do vereador Gustavo Neira, uma balança de bioimpedância e um adipômetro clínico para avaliação nutricional da população. Trata-se de equipamentos modernos capazes de calcular a composição corporal de uma pessoa, como, por exemplo, taxa de gordura e massa muscular.

“Através da balança de bioimpedância é possível realizar um exame destinado à avaliação da composição corporal”, explicou a secretária Daiane Pupin. Além do peso, é possível também mensurar a quantidade de água, gordura corporal e visceral, massa muscular; massa corporal e taxa de metabolismo basal, proporcionando uma enorme quantidade de informações precisas sobre o estado nutricional do paciente e importantíssimas para indicação de uma dieta saudável.

Já o adipômetro é um equipamento que permite ao profissional realizar, com grande precisão, a avaliação da quantidade de gordura na composição corporal de cada paciente, aumentando os parâmetros necessários para um emagrecimento saudável.

“As informações fornecidas por esses equipamentos são extremamente valiosas para prevenir doenças, definir hábitos saudáveis e emagrecer de maneira saudável”, explicou a nutricionista Vanessa Nogueira, que atende no Município.

Ela destacou que o nutricionista é o profissional habilitado para avaliar, tratar e educar a população com relação a hábitos alimentares mais saudáveis a fim de promover saúde, garantindo qualidade de vida e prevenindo doenças.

Segundo Vanessa, os benefícios de um acompanhamento nutricional incluem: práticas de hábitos mais saudáveis; melhor qualidade do sono; mais disposição e bem-estar; prevenção de doenças e problemas de saúde; e alcance do peso ideal.

O agendamento de consultas é realizado no CEDIT (rua João Valeriano Duarte, 869), segunda à sexta-feira, das 08h às 11h e das 13h às 16h.
Fonte: Fotos Markos Fernando - DICOM
Autor: Camila Helem de Jesus - Diretoria de Comunicação