09 AGO 2022
Aparecida do Taboado participa da Campanha de Multivacinação e Pólio
Vamos colocar a carteira de vacinação em dia, não só das crianças, mas dos adultos, pois os mesmos também precisam ser imunizados. Quem está com as vacinas desatualizadas coloca em risco não apenas a própria saúde, mas também pode se tornar um transmissor de doenças, em especial para as crianças e idosos que são grupos mais vulneráveis.

Com a pandemia da COVID – 19, nos anos de 2020 e 2021, a cobertura vacinal ficou em baixa e doenças graves como a paralisia infantil (poliomielite) e o sarampo, estão surgindo novamente no Brasil, onde essas doenças já estavam extintas, necessitando urgentemente de atualização das carteiras de vacinação.

VACINAÇÃO CONTRA PÓLIO - A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite começou na segunda-feira, 8 de agosto e vai até o dia 9 de setembro. No município, ocorrerá no dia 20 de agosto, das 8h às 16h, o dia D, com a imunização de crianças acima de 6 meses, até 5 anos não completos.

A vacinação ocorrerá em todas as ESF’s: Central, Jardim do Lago, Jardim das Flores, São Jerônimo, Vila Pereira e Vila Barbosa. Não deixe para depois a ‘gotinha’ contra a doença que pode causar a temida paralisia infantil.

Para convidar pais e crianças para a campanha de multivacinação e pólio, a Secretária de Saúde Daiane Pupin, disse que no dia 19 de agosto haverá uma carreata com a presença do Zé Gotinha e da Maria Gotinha, em alguns bairros, chamando a atenção dos pais e responsáveis para este tão necessário cuidado.

ATUALIZAÇÃO DE CARTEIRA – No sábado passado, dia 6 de agosto, ocorreu o início da campanha de atualização da carteira de vacinação, com disponibilidade de todas as vacinas do esquema vacinal. A campanha continua em todas as Estratégias de Saúde da Família durante a semana e no dia D, sábado 20 de agosto, as ESF’s estarão abertas com o objetivo de mobilizar toda a população sobre a importância da vacina para a proteção contra diversas doenças.

A Secretária de Saúde informa ainda que, no dia 13 de agosto, quando será realizado mais um dia de mutirão de atendimento voltado para a saúde do homem e da mulher em parceria com o Sindicato Rural de Aparecida do Taboado e SENAR/MS, atendendo as especialidades: Dermatologia, Ginecologia e Urologia, será aberta uma tenda para a multivacinação, com a atualização das carteiras dos participantes.

VACINAÇÃO CONTRA A COVID–19 - A vacinação de todas as doses da COVID-19, também estão acontecendo na Unidade Básica de Saúde “Manoel Rodrigues da Silva (Postão). A primeira dose inicia com crianças a partir de 3 anos e a quarta dose para adultos a partir dos 35 anos.

IMPORTANTE - Levar Cartão do SUS, CPF (caso tenha) e carteira de vacinação para ser atualizada.

Fonte: Fotos DICOM