Na sexta-feira 25 de março, ocorreu nas dependências do Centro Cultural “Professor Agrício José Tolentino”, em Aparecida do Taboado, a 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental.
A mesma foi aberta ao público, contando com a presença do vice-prefeito, Tenente Ávila; da secretária de Saúde, Daiane Pupin; do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Fernando Xavier Ajala Recalde; do vereador Carlinho Lageado e da primeira dama e mãe do prefeito Verônica de Paula.
Em seguida ocorreu uma palestra proferida pela doutora Dalva Alice Rocha Mol; após, com divisão dos grupos foram recebidas as propostas, as quais foram aprovadas. O Conselho Municipal de Saúde, realizou a Plenária Temática de Saúde Mental, com o tema: ‘A política de Saúde Mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS’, que permitiu a convocação dos setores envolvidos com as políticas públicas e de todos aqueles com indagações e propostas sobre a saúde mental.
Na ocasião houve a eleição dos Delegados, sendo eles: Márcia Aparecida Veloso e Paulo Sérgio da Silva Flausino (Representantes dos usuários); Thiago Kebleris (Trabalhadores em Saúde) e Isleia Nonis da Silva (representante dos Gestores), os quais estarão representando o município na Conferência Estadual.
Para realização das Conferências, o Conselho Nacional de Saúde (CNS), fez a seguinte publicação das datas a serem seguidas: Etapas Municipais e Macrorregionais: Até 30 de abril de 2022; Etapas Estaduais e Distrital: De 1º de fevereiro até 30 de junho de 2022; Etapas livres/preparatórias: Até 30 de setembro e Etapa Nacional: 8 a 11 de novembro de 2022.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura