28 JAN 2022
Com apoio do Governo do Estado, Prefeitura vai reabrir 5 leitos UTI na FESAT
A alternativa é temporária, conforme garantiu a Secretaria de Saúde. Os leitos devem ser reabertos na segunda-feira e, a princípio, ficarão ativos por 3 meses
O aumento exponencial no número de casos do novo coronavírus em todo o país no mês de janeiro tem preocupado as autoridades de Saúde. Com isso, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul vem firmando parcerias com os municípios, desenvolvendo ações de enfrentamento à Covid-19, como abertura e financiamentos de leitos de UTI.

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou nesta sexta-feira (28) que recebeu a proposta da SES (Secretaria Estadual de Saúde) para reabrir os 5 leitos de UTI que foram desabilitados em outubro do ano passado devido à baixa ocupação. “E nós aceitamos. Devemos colocá-los em operação já na próxima segunda-feira, dia 31”, explicou a secretária Daiane Pupin, esclarecendo que a manutenção dos leitos será custeada pelo Governo Estadual por um período temporário de 3 meses, a princípio.

Ela ainda pontuou que essa parceria chega em boa hora tendo em vista a realidade atual, que registra diariamente aumento de casos de Covid-19, Influenza e demais agravos. “É importante a população saber que não ficará desassistida. Fechamos os leitos quando foi necessário e agora reabriremos em momento oportuno. Com o apoio do Governo do Estado, que desde o início da pandemia tem trabalhado estrategicamente no enfrentamento ao coronavírus, vamos vencer mais esta etapa”, diz a secretária.

O prefeito José Natan também reforçou a importância desta parceria, parabenizando e agradecendo o Governo do Estado pela atuação neste momento de crise na Saúde. Destacou que com o apoio do secretário Geraldo Resende, Aparecida do Taboado vai ampliar a capacidade de atendimento à população aparecidense, “já estamos com 5 leitos em operação e com a reabertura de mais 5 voltaremos a contar com 10 leitos de UTI no hospital para reforçar o atendimento e enfrentamento à Covid-19, bem como a outras patologias, agravos e traumas”.

Só este ano, a SES já abriu 10 novos leitos em Amambai, 10 em Ponta Porã (totalizando 30, com os já existentes), 10 no Hospital Evangélico de Dourados e 10 no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, totalizando, nesta unidade hospitalar, 28 leitos de UTI-Covid e 39 UTI’s para outras doenças.

Além desses, o Estado garantiu a manutenção de leitos de UTI em Aparecida do Taboado, Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas, totalizando hoje 113 leitos exclusivos de UTI Covid e 258 leitos de UTI geral.

Autor: Camila Helem - Diretoria de Comunicação