21 JAN 2022
Aparelho de Gasometria instalado na FESAT vai otimizar atendimento a pacientes com síndromes respiratórias
Profissionais passaram por treinamento para manejo do aparelho, que foi importado da Alemanha
A partir de agora, a Fundação Estatal de Saúde de Aparecida do Taboado (FESAT) coloca mais um serviço à disposição da população aparecidense. Esta semana, o hospital instalou o Aparelho de Gasometria AGS22 adquirido na gestão do atual Governo Municipal, com recursos federais na ordem de R$ 33.575,85.

FESAT (2)

O aparelho, importado da Alemanha, é utilizado para análise quantitativa dos gases e Ph sanguíneo, sendo de grande utilidade no enfrentamento à Covid-19 e síndromes respiratórias. O equipamento atenderá ainda os casos de distúrbios metabólicos, traumas, entre outras situações de urgências/emergência.

Como a demanda interna suprimiu a fabricação do aparelho no Brasil, o hospital teve que recorrer à importação.

Após a instalação, equipe de profissionais da FESAT passaram por treinamento de 4 horas com a Bióloga e Analista Clínica Érica Pereira da Silva, que foi convidada diretamente pela diretora do hospital, Mara Nilza Adriano.

“Esse equipamento melhora o diagnóstico e o tratamento de algumas condições respiratórias e metabólicas, cujo exame é fundamental para o tratamento de pacientes e o resultado é obtido em cerca de 2 a 3 minutos. É mais um avanço para a nossa Saúde e, com certeza, vai trazer mais conforto e segurança no atendimento à população”, disse Mara.

A aquisição e instalação do aparelho faz parte do plano de trabalho do Governo Municipal, liderado pelo prefeito José Natan e vice-prefeito Tenente Ávila, que visa melhorar as condições estruturais e de atendimento na rede pública de Saúde e que já viabilizou dezenas de conquistas no setor, como a reforma completa do hospital, a inauguração da ala da maternidade, a aquisição e instalação do aparelho de tomografia, do gerador de energia, da mini usina de oxigênio, entre outras.

Segundo a diretora da Fesat, o manejo do Aparelho de Gasometria será realizado por farmacêuticos e enfermeiros do hospital.

Autor: Camila Helem - Diretoria de Comunicação
Local: Aparecida do Taboado-MS