05 JAN 2022
Janeiro Branco: Secretaria de Saúde vai promover ações de psicoeducação em saúde mental

Para reforçar a campanha nacional ‘Janeiro Branco’, que tem foco em conscientizar sobre a importância dos cuidados com a saúde mental, a Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida do Taboado, através do CAPS I ‘Tião Lapa’, vai promover ações de psicoeducação em saúde mental, buscando capacitar os servidores da pasta para que o atendimento nesta área possa ser cada vez mais humanizado no Município.

Segundo a coordenadora do CAPS, Isleia Nonis, as reuniões com as equipes de trabalho terão como objetivo auxiliar e orientar os profissionais que atuam nas unidades de Saúde (ESFs) locais. “Assim, estaremos começando a trabalhar de dentro pra fora com a finalidade de oferecer nosso melhor à população aparecidense”.

Isleia destacou que o atendimento humanizado, nestes casos, é tão importante quanto o tratamento, “nosso foco é mostrar à toda a equipe como é importante ter empatia com a população que necessita de saúde mental e busca atendimento das ESFs. Dessa forma, a gente acolhe melhor o paciente e garante o primeiro passo para o tratamento adequado”, explicou ela.

As reuniões com as equipes de trabalho ocorrerão de 10 a 28 de janeiro e envolverão todos os profissionais que atuam nas unidades de Estratégia de Saude da Família (ESFs), na Unidade Básica de Saúde – UBS Manoel Rodrigues da Silva e na sede da Secretaria Municipal de Saúde, conforme programação abaixo:

10/01 - Unidade Básica de Saúde – UBS Manoel Rodrigues da Silva
13/01 – ESF Jardim das Flores
14/01 – ESF Vila Barbosa
17/01 – Secretaria Municipal de Saúde
20/01 – ESF Jardim do Lago
21/01 – ESF Vila Pereira
28/01 – ESF Central

A CAMPANHA

O Janeiro Branco é uma campanha que tem como objetivo chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas.

A questão que motivou a criação da campanha é bem simples (e muito séria): as pessoas estão adoecendo em quantidade e ritmo preocupantes. Dados divulgados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em 2019 mostram que 5,8% dos brasileiros sofrem de depressão. Essa é a maior taxa da América Latina e a segunda maior das Américas, estando atrás apenas dos Estados Unidos. Por isso a importância da campanha.

Para saber mais, visite: www.janeirobranco.com.br, um blog dedicado exclusivamente à campanha.

Autor: Camila Helem - Diretoria de Comunicação
Local: Aparecida do Taboado-MS