13 DEZ 2021
Aparecida do Taboado recebeu programa Saúde do Homem e da Mulher Rural via Senar-MS
O Governo Municipal de Aparecida do Taboado recebeu no último sábado (11) a 4ª edição do Programa Saúde do Homem e da Mulher Rural promovido no Município pelo Senar-MS em parceria com o Sindicato Rural e a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde.

Ao todo, foram realizados 240 atendimentos em Urologia, Ginecologia e Dermatologia. As consultas, palestras e alguns exames aconteceram na UBS Manoel Rodrigues da Silva (Postão) realizadas por profissionais de Campo Grande, com apoio da equipe de Saúde do Município.

A cerimônia de abertura contou com a participação do vice-prefeito Ten. Ávila; da primeira-dama Verônica de Paula (mãe do prefeito José Natan); da secretária de Saúde, Daiane Pupin; do superintendente do Senar-MS, Lucas Galvão; e do presidente do Sindicato Rural, Eduardo Sanchez.

Por mensagem de vídeo, o presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, explicou que o programa tem como objetivo proporcionar melhor qualidade de vida para os trabalhadores rurais: “nosso programa leva para o interior essa prevenção contra o câncer, fazendo com que os nossos colaboradores do campo tenham a tranquilidade de estar com a saúde em dia”, disse ele.

MaisSaúde (7)

O presidente do Sindicato Rural, Eduardo Sanchez, acrescentou que o trabalhador do campo, muitas vezes, não tem tempo para buscar uma consulta ou atendimento médico e que essa ação, realizada no sábado especialmente para a classe, facilita o acesso deles à Saúde.

MaisSaúde (10)

O superintendente do Senar-MS, Lucas Galvão, agradeceu o apoio do Governo Municipal para que a ação fosse possível em 2021, destacando que através dessa parceria os atendimentos chegam também à população em geral, “com esse apoio da Prefeitura, através do prefeito José Natan, do vice Ten. Ávila e da Secretaria de Saúde, a gente consegue atender também a comunidade, que devido aos afazeres do dia a dia, muitas vezes, não encontra tempo para uma consulta médica. Por isso que essa parceria é tão importante”, disse ele.

MaisSaúde (11)

O prefeito José Natan, que não participou da cerimônia de abertura por incompatibilidade de agenda, mas fez questão de prestigiar o evento, falou com moradores e cumprimentou a equipe envolvida. Ele também agradeceu ao Senar e ao Sindicato Rural pela parceria e destacou que iniciativas como essas fortalecem a Saúde no Município, que tem sido prioridade da atual gestão.

Importante destacar, conforme apontou o urologista Marcelino Chehoud Ibrahim, que detectando todos os tipos de câncer no início da doença é possível resolver quase 100% dos casos. Sendo assim, o programa ainda ofereceu palestra gratuita sobre os tipos de câncer que mais afetam homens e mulheres no mundo. Os pacientes assistiram as palestras enquanto aguardavam atendimento.

Com mais este evento, o Governo Municipal de Aparecida do Taboado encerra 2021 com três grandes ações de promoção e prevenção em Saúde, lembrando que no mês passado o Município recebeu a carreta do Hospital de Amor, realizando 408 exames de preventivo e mamografia, e o Projeto Onça Pintada, com 160 exames de ultrassonografia de próstata e mama.

MaisSaúde (12)
MaisSaúde (5)

Fonte: Camila Helem – Diretoria de Comunicação
Autor: Fotos: SENAR-MS