13 MAI 2021
Prefeitura de Aparecida do Taboado lança campanha Maio Amarelo 2021
Esse ano a campanha está focada na empatia, com o tema: ‘Respeito e responsabilidade: pratique no trânsito’

A Prefeitura Municipal de Aparecida do Taboado lançou no início desse mês mais uma edição da campanha Maio Amarelo, que neste ano traz o tema ‘Respeito e responsabilidade: pratique no trânsito’. Com esse tema, o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) pretende chamar a atenção para a ‘empatia’, que é você se colocar no lugar do outro. “A empatia é a mola mestra de todo e qualquer bom relacionamento. Ser empático torna toda e qualquer relação mais saudável e, no trânsito, ajuda a salvar vidas”, avaliou o prefeito José Natan sobre o tema deste ano.

Para a coordenadora municipal de trânsito, Claudete Alves de Souza, que é observadora certificada do ONSV, respeito e responsabilidade são e deveriam estar sempre presentes e associados ao trânsito. “Não deveria ser necessário criar uma campanha para que estes valores fossem colocados em prática. Deveria ser a obrigação de todos os atores no trânsito e na vida de uma forma geral. O ‘Maio Amarelo’ deste ano tem como objetivo despertar esses valores que estão adormecidos. Quem sabe hoje, diante da pandemia, não estejamos mais preparados para assumir o papel que nos cabe. Respeito e responsabilidade são valores que aprendemos na família e que, pouco a pouco, muitos foram esquecendo, mas são necessários”, definiu Claudete, sugerindo que as pessoas pratiquem mais a empatia no trânsito.

Esse ano, a Prefeitura deu início à campanha no dia 3 de maio colocando faixas de conscientização em pontos estratégicos da cidade, “escolhemos lugares que, geralmente, apresentam grande fluxo de pessoas no dia a dia, além de serem rotas importantes dentro da cidade. Assim, conseguiremos atingir um público maior”, explicou o diretor do Demutran, Jucelmo Souto.

Além disso, as mensagens têm se transformado em publicações nas redes sociais. As frases chamam a atenção para o tema da campanha e ainda trazem orientações sobre como se comportar no trânsito, como ‘Respeito e responsabilidade salvam: pratique no trânsito’, ‘Proteja as crianças com equipamentos seguros’, ‘Lugar de capacete é na cabeça e não no cotovelo’, ‘Se for beber, seja o passageiro’, ‘O uso de celular no trânsito aumenta em 400% os riscos de acidente’, ‘O trânsito mata tanto quanto à Covid 19’ e ‘Empatia no trânsito: você no lugar do outro’.

O Maio Amarelo também está acontecendo nas escolas, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, que incluiu na programação das aulas remotas orientações de trânsito, com base na campanha, para trabalhar o tema com as crianças da rede municipal de ensino.

Devido a pandemia, esse ano as ações relacionadas ao Maio Amarelo já estão acontecendo com mais ênfase no campo virtual. Fique de olho nas redes sociais da Prefeitura Municipal para não perder nada. E lembre-se de praticar o respeito e a responsabilidade no trânsito. Compartilhe esta ideia!

Fonte: Camila Helem – Diretoria de Comunicação
Autor: Fotos: Markos Fernando