27 ABR 2021
Carro com fumacê começa a passar por ruas de Aparecida do Taboado em mais uma ação da Prefeitura contra a Dengue

A Prefeitura Municipal de Aparecida do Taboado começou nesta segunda-feira (26) a utilizar o carro fumacê para fortalecer as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela. A medida representa a aplicação do inseticida Ultra Baixo Volume (UBV), conhecido como fumacê.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, algumas medidas devem ser seguidas pelos moradores no momento em que o veículo passar pela rua, como manter portas e janelas abertas, evitar ficar próximo ao carro, cobrir gaiolas e trocar água no bebedouro de animais.

A ação, que vai até dia 30 de abril, é uma parceria com o Governo do Estado e vai atingir as regiões de maior incidência da doença na cidade. A secretária Daiane Pupin pediu para que a população colabore seguindo as medidas de orientação, principalmente abrindo portas e janelas, “se a pessoa fechar tudo, ela estará guardando o mosquito pra ela. Por isso, orientamos para que deixe tudo aberto”, frisou.

Daiane explicou que a aplicação do inseticida de maneira espacial é uma forma complementar às demais técnicas de enfrentamento, já que ela só atinge o mosquito adulto. Para combater ovos e larvas do inseto, ela lembra que a Prefeitura organizou o 1º Mutirão ‘Minha Cidade é Minha Casa – Todos Contra a Dengue’, iniciado no dia 19 de abril e que se estenderá até 17 de maio, atendendo todos os bairros da cidade.

A secretária ainda ressaltou que a Controladoria de Vetores do município também promove o “bloqueio de caso”, ou seja, realiza a pulverização do veneno com autorização e liberação do produto pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) em todo quarteirão onde casos foram confirmados.

No entanto, ela reforçou a importância de os moradores manterem as ações diárias de cuidado, como deixarem quintais sempre limpos e livres de objetos que possam acumular água. “Estamos utilizando várias medidas no combate às doenças, mas voltamos a dizer que a responsabilidade de evitar a proliferação do mosquito transmissor é de todos nós, então contamos com a população também fazendo a parte dela”, finalizou Daiane Pupin.

Fonte: Camila Helem - Diretoria de Comunicação
Autor: Fotos: Markos Fernando