16 ABR 2021
Prefeito José Natan repassa capacete elmo para FESAT e autoriza compra de mais 5 equipamentos para ala UTI

Como parte da reestruturação que vem sendo feita pela nova gestão no hospital de Aparecida do Taboado, o prefeito José Natan repassou um capacete elmo à Fundação Estatal de Saúde (Fesat) para ser utilizado na ala respiratória da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e autorizou a compra de mais 5 equipamentos que devem chegar na já próxima semana. O capacete foi doado ao Município através de uma empresa fabricante.

O aparelho foi repassado à Fundação no dia 15 de março, entregue pessoalmente pelo prefeito José Natan, e nesses 30 dias já contribuiu para recuperação de vários pacientes, principalmente no tratamento à Covid-19.

Segundo Maranilza Adriano, diretora da Fesat, o capacete elmo é um dispositivo de suporte ventilatório não invasivo capaz de manter uma pressão positiva contínua nas vias aéreas através da oferta de alto fluxo de oxigênio e ar medicinal, reduzindo consideravelmente o esforço respiratório, “ele proporciona aos pacientes com insuficiência respiratória a recuperação da função pulmonar de forma não invasiva, a exemplo da máscara de oxigênio”, explicou ela.

Mara destacou que o equipamento colabora para o baixo índice de reinalação e quando utilizado em pacientes acometidos pela Covid-19 é capaz de evitar, em 60% dos casos, a ventilação invasiva como a intubação traqueal, por exemplo.

Por usar um filtro HEPA, o equipamento ainda possibilita que os profissionais de saúde possam realizar, com mais segurança, atividades de fisioterapia motora sem a exposição a aerossóis que podem carregar microrganismos como vírus e bactérias. “Esse é um fator muito importante para nós, que temos atendimento fisioterapêutico 24 horas no hospital; o que é outro ponto positivo, já que isso não acontece na maioria das UTIs do país”, frisou Mara.

Em Aparecida do Taboado, o equipamento já foi utilizado no tratamento de vários pacientes e, aliado a outros procedimentos, tem contribuído de forma satisfatória na recuperação contra o novo coronavírus.

Com a autorização do prefeito José Natan, a FESAT já investiu cerca de R$ 10 mil na aquisição de mais 5 capacetes que devem ser instalados na próxima semana como parte do novo projeto de reestruturação do hospital, que já conta com o parque tecnológico ativo, possibilitando o funcionamento de vários equipamentos simultaneamente, inclusive o gerador de energia elétrica, e a instalação de mais 5 leitos UTI, totalizando agora 10 leitos na Unidade de Terapia Intensiva.

“Nosso objetivo é melhorar a qualidade da saúde pública em Aparecida do Taboado e investir no hospital faz parte do processo, afinal, é lá que acontece o primeiro atendimento à população e, na maioria das vezes, em casos graves. Vamos continuar trabalhando para melhorar cada vez mais nosso setor de Saúde”, finalizou o prefeito José Natan.

Autor: Capacetes devem chegar já na próxima semana e integrar a ala UTI do hospital
Local: Camila Helem - Diretoria de Comunicação