13 ABR 2021
Prefeitura de Aparecida do Taboado começa campanha contra a Influenza nesta quarta-feira

A Prefeitura de Aparecida do Taboado vai iniciar a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza nesta quarta-feira, dia 14 de abril. A meta é vacinar, pelo menos, 90% do grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde.

Nesta primeira etapa serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; mulheres que deram à luz com até 45 dias do parto (puérperas) e trabalhadores da Saúde.

Diante do cenário pandêmico no país, a secretária de Saúde, Daiane Pupin, ressalta a importância da vacinação contra a influenza este ano, pois segundo ela a imunização prevenirá o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos, internações e ainda contribuirá para redução da sobrecarga nos serviços de saúde, além de diminuir os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.

Em Aparecida do Taboado, a vacinação ocorrerá em todas as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), das 7h às 11h e das 13h às 17h. A campanha segue até 9 de julho.

Covid-19

Considerando a ausência de estudos sobre a coadministração das vacinas, o Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das duas doses simultaneamente. A orientação, neste momento, é priorizar a imunização contra a Covid-19.

Para as pessoas que fazem parte do grupo prioritário para a vacinação contra influenza e que ainda não foram vacinadas contra a Covid-19, deve ser priorizada a dose contra o coronavírus e agendada a vacina contra a Influenza, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre elas.

A ação de imunização contra a Influenza é extremamente importante para a proteção dos grupos mais vulneráveis às complicações e óbitos decorrentes da doença. Portanto, deve ser mantida, apesar de todos os desafios frente à circulação contínua ou recorrente do SARS-CoV-2. A estratégia de vacinação contra a Influenza foi incorporada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999 e este ano serão disponibilizadas 80 milhões de doses da vacina Influenza Trivalente, produzida pelo Instituto Butantan. (Fonte do último bloco: Ministério da Saúde)

Autor: Camila Helem - Diretoria de Comunicação
Local: Aparecida do Taboado-MS