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MAR
12
12 MAR 2021
Semana do Consumidor: Através do Procon, Aparecida do Taboado vai realizar mutirão virtual para renegociação de dívidas
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Articulação visa promover condições de que consumidores possam reequilibrar as contas da casa e evitar a negativação

No conjunto de ações em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, o Procon de Aparecida do Taboado, juntamente com a Associação Brasileira de Procons (PROCONSBRASIL) e a Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAN), vai realizar o “Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas”, entre os dias 15 e 31 de março, que acontecerá exclusivamente pela internet através da plataforma de solução de conflitos www.consumidor.gov.br.

A ação dos órgãos de defesa do consumidor terá o objetivo de reestabelecer o equilíbrio do orçamento doméstico das famílias que estão endividadas e precisam manter o nome limpo, longe de qualquer inscrição em cadastros de proteção ao crédito. Para isso, após ser acionada pelo Procon de Aparecida do Taboado, a PROCONSBRASIL programou com a FEBRABAN a adesão das instituições financeiras, buscando viabilizar condições favoráveis ao pagamento, ao ajuste do valor das parcelas, a periodicidade dos pagamentos, a redução dos juros e multas, ou mesmo condições para a quitação do débito que o cidadão tenha com uma instituição financeira.

Na visão global da PROCONSBRASIL, a experiência revela que muitos consumidores que estão em débito deixam de procurar o Procon ou até mesmo seu banco por se sentirem constrangidos com a situação. Além disso, com as regras de restrições de circulação e de funcionamento do comércio, e os cuidados com a saúde, o uso da internet pode ser favorável também a defesa do direito do consumidor, como é o foco deste mutirão.

Para participar do mutirão, o consumidor interessado deve fazer o registro na plataforma, onde receberá login e senha. Nesse momento, ele deve relatar o seu problema, informando que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.

A diretora do Procon de Aparecida do Taboado, Dra. Carla Lima, destaca que no momento do preenchimento do registro, é imprescindível que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, “pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes”, reforça. O Procon de Aparecida do Taboado orienta ainda que o consumidor, no seu relato, informe que está participando do mutirão com a seguinte hashtag:  #MutiraoProconsBrasil.

Terminado o prazo de 15 dias para resposta do fornecedor, o consumidor passa a ter o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado pela empresa e se a resposta foi satisfatória.

 

Serviço

O QUE: Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas

QUANDO: 15/03 até 31/03

COMO: através do site www.consumidor.gov.br.

PUBLICO: todo cidadão que queira renegociar suas dívidas bancárias

CONTATO: Procon de Aparecida do Taboado

 

Autor: Camila Helem - Diretoria de Comunicação
Local: Aparecida do Taboado-MS
Seta
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024
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