03 FEV 2021
Prefeitura de Aparecida do Taboado busca sensibilizar comércio para reforçar medidas contra a Covid

A pedido do prefeito de Aparecida do Taboado, José Natan de Paula Dias, aconteceu na manhã desta segunda-feira (1) uma reunião entre membros do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, Prefeitura Municipal e comerciantes do seguimento de bares, lanchonetes, conveniências e restaurantes recrutados com apoio da ACIAT.

Na pauta, o reforço às medidas de segurança para conter o avanço da contaminação em Aparecida do Taboado. O prefeito pediu a colaboração dos empresários para que as ações de enfrentamento ao vírus sejam enrijecidas, principalmente a cobrança do uso de máscaras, álcool em gel e o distanciamento.

A ideia é que o comércio esteja alinhado com o Comitê, colaborando para que não seja necessário o Poder Público tomar decisões mais severas uma vez que o município está na fase laranja, segundo classificação do programa estadual Prosseguir.

"Nós sabemos que a economia precisa girar, mas precisamos também pensar em salvar vidas e evitar um colapso da rede de saúde pública. Precisamos do comprometimento e do discernimento de todos neste momento", disse José Natan, buscando conciliar saúde e a manutenção das atividades econômicas.

Segundo o prefeito, novas reuniões como essa devem acontecer nas próximas semanas com representantes de outros seguimentos não só do comércio, mas da sociedade civil organizada, “queremos falar com as igrejas, a segurança pública e outros setores que deverão se empenhar junto com a gente nessa luta contra o novo coronavírus. Agora é momento de nos unirmos ainda mais”, finalizou José Natan.

A Prefeitura Municipal deve publicar um decreto com as novas medidas a serem seguidas, porém, os decretos em vigência publicados na gestão anterior ainda estão valendo. Entre as principais mudanças a serem realizadas - no âmbito de lanchonetes, bares, conveniências, tabacarias e restaurantes - está o reforço da obrigatoriedade no uso de máscaras, o distanciamento correto de 2 metros entre mesas, a capacidade máxima de 4 pessoas por mesa e o cumprimento efetivo do toque de recolher previsto em decreto estadual para evitar aglomerações.

Esta é a primeira vez que acontece esse tipo de reunião no município desde o começo da pandemia; fato que foi muito elogiado principalmente pelos comerciantes que, segundo eles, embora compreendam que o momento seja de alerta, estão se sentindo acolhidos e ouvidos a partir de agora.

ATUALIZAÇÃO BOLETIM

Boletim atualizado nesta quarta-feira (3) traz mais um óbito registrado no município, totalizando 24 mortes em decorrência da doença em Aparecida do Taboado. Trata-se de um paciente do sexo masculino, de 56 anos, que estava internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da Fundação Estatal de Saúde (Fesat).

Ao todo são 1.324 casos confirmados, dos quais 1.257 já estão recuperados, 3 estão internados na UTI da Fesat, 40 estão em isolamento domiciliar e 24 óbitos. O boletim ainda mostra que 1.753 casos notificados foram descartados e que 351 aparecidenses já foram vacinados. Veja aqui.

Fonte: Camila Helem – Diretoria de Comunicação
Autor: Fotos: Markos Fernando