29 JAN 2021
Prefeitura realiza audiência pública para prestação de contas da Saúde

A Prefeitura de Aparecida do Taboado realizou Audiência Pública para apresentar a prestação de contas da Saúde durante o 3º quadrimestre do ano passado, o que corresponde de setembro a dezembro de 2020. O ato, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde, ocorreu na manhã desta quinta-feira, 28, às 9h (BR), no plenário da Câmara de Vereadores.

A audiência foi conduzida pela secretária municipal de Saúde, Daiane Pupin. Ao iniciar, ela agradeceu a presença de todos e fez um pequeno resumo sobre os atendimentos no período. Segundo ela, foram realizadas 92.622 consultas, somando a Atenção Básica (AB) e os Atendimentos Especializados (AE); e 27.844 exames laboratoriais (AB – AE). Além disso, foram entregues 2.393.519 de medicamentos neste período.

No Pronto Socorro, foram realizadas 34.822 consultas de profissionais de nível superior na AE (exceto médico), 4.304 consultas médicas (AE) e 15.253 atendimentos médicos em unidade de pronto atendimento. Além disso, foram feitas 12.576 administrações de medicamentos na AE, sendo grande parte feita na FESAT (Fundação Estatal de Saúde de Aparecida do Taboado), feitos 6.615 radiografias, 1.368 ultrassonagrafias e 15.036 exames laboratoriais.

Ao especificar, Daiane contou que todos os atendimentos nas 6 unidades de ESF's (Estratégia de Saúde da Família) somaram 193.456 procedimentos realizados.

No setor de transporte, o período contabilizou 2.439 viagens, somando 879.225 quilômetros rodados e 8.386 pacientes transportados.

No CEDIT foram realizados 3.707 atendimentos somando todos os procedimentos oferecidos; assim como 2.463 no CEO - Centro de Especialidades Odontológicas; 4.832 Consultas/Exames na Central de Regulação e 7.843 no CAPS.

A Vigilância de Vetores fez 69.200 visitas domiciliares no Combate ao Mosquito Transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus, o que corresponde a uma cobertura de 86,42% das residências no município. Ainda na Vigilância de Vetores, com a execução do mutirão de limpeza foram visitados 9.629 imóveis e 48 toneladas de pneus inservíveis foram enviados para a reciclagem pelo EcoPonto. A Vigilância Epidemiológica, por sua vez, registrou 2.976 notificações, entre elas 2.674 para Covid, das quais 1.122 foram confirmadas, e 137 para Dengue, sendo que 12 foram positivadas. Já a Vigilância Sanitária fiscalizou 392 estabelecimentos e 36 terrenos baldios, e realizou 786 exames de leishmaniose.

Ao finalizar a apresentação de despesas empenhadas, liquidadas e pagas por cada unidade, Daiane destacou que o valor aplicado pelo município na Saúde (pouco mais de R$ 17,5 milhões) corresponde a 26,09% da receita bruta arrecadada, ou seja, 16,09% a mais do que os 15% exigidos pela lei.

A frente da pasta há apenas 24 dias, a secretária finalizou agradecendo à equipe da Secretaria Municipal de Saúde e ao Poder Executivo, enfatizando o compromisso de trabalharem juntos por uma saúde pública com cada vez mais qualidade e humanizada em prol à população aparecidense, “e parabenizo o prefeito José Natan por estar tão empenhado nisso”, encerrou.

A audiência pública foi prestigiada pelos vereadores Gustavo Neira, Marcinho, Taturana, Ber Galter, Jucleber Bim, Gilberto Carrapicho, Vagner Panela e Patrícia da Saúde.

Autor: Camila Helem – Diretoria de Comunicação
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024