19 JAN 2021
Aparecida do Taboado inicia vacinação contra a Covid-19

A Prefeitura de Aparecida do Taboado iniciou nesta terça-feira (19) a imunização contra a Covid-19, seguindo cronograma estabelecido pelo Governo do Estadual baseado nas diretrizes do Ministério da Saúde. As doses da vacina chegaram no município por volta das 5h da manhã com escolta das Polícias Militar e Civil de Mato Grosso do Sul.

Durante coletiva de imprensa na manhã de hoje, o prefeito José Natan enalteceu a importância de garantir a vacinação da população aparecidense para reduzir o contágio e evitar o colapso no sistema de Saúde como vem acontecendo em muitos municípios do país, e agradeceu a agilidade do Ministério da Saúde e o empenho do governador Reinaldo Azambuja, bem como o apoio do secretário estadual de Saúde, Dr. Geraldo Rezende, que organizaram a logística para que as vacinas chegassem o mais rápido aos municípios.

A secretária municipal de Saúde, Daiane Pupin, que participou da coletiva, explicou que as doses serão direcionadas, neste primeiro momento, aos profissionais da Saúde que atuam na linha de frente no combate ao novo coronavírus e aos idosos residentes no Lar ‘Vicente Marques de Queiroz’, totalizando 406 doses do imunizante. A orientação é do Ministério da Saúde, que promoveu alteração no Plano Nacional de Imunização.

Segundo ela, o recebimento da vacina está ocorrendo de forma fracionada, mas todo o público-alvo desta primeira fase deverá ser atendido a medida em que as doses foram chegando ao município. “A meta era imunizar 1.316 aparecidenses na primeira etapa de vacinação, mas nós temos que seguir o cronograma da Secretaria de Estado de Saúde, que está acompanhando determinação do Ministério da Saúde, e vamos vacinando a população conforme os protocolos que estão sendo definidos”, explicou ela.

Em Aparecida do Taboado, as primeiras doses foram aplicadas nesta terça-feira e tiveram como protagonistas o clínico geral da Fesat, Dr. Osmar Martins, e a enfermeira Camila Barreto, do Jardim das Flores, representando todos os profissionais de Saúde que, incansavelmente, têm atuado na linha de frente contra a Covid-19 no município, “é um momento de muita emoção porque o país inteiro vive esse momento histórico e como profissional da saúde reforço a importância da imunização para vencermos essa pandemia. Agradeço os esforços do Ministério da Saúde, do Governo do Estado e do prefeito José Natan pelo empenho para as doses chegassem a Aparecida do Taboado. Espero que muito em breve as vacinas possam chegar a toda a população”, disse Dr. Osmar.

A Secretaria de Saúde informou que já providenciou o armazenamento adequado das vacinas e que a logística para aplicação já foi traçada.

Para finalizar, prefeito José Natan e secretária Daiane Pupin pediram que a população reforce as medidas de proteção contra o vírus, mantendo os cuidados com a higiene das mãos, dos ambientes, o distanciamento social e o uso de máscaras.

Mudança no Plano Nacional de Imunização

O Plano de Vacinação Nacional contra a COVID-19 sofreu alterações e os idosos com mais de 75 anos não farão mais parte da primeira fase de imunização. Agora, somente profissionais de saúde, idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência vivendo em instituições e indígenas aldeados receberão a 1ª dose da CoronaVac.

Nesta segunda-feira (18/01), o Instituto Butantan enviou 6 milhões de doses, que foram aprovadas pela Anvisa, aos estados brasileiros e ao Distrito Federal, que encaminharam aos municípios.

A mudança feita pelo Ministério da Saúde retirou os idosos com mais de 75 anos que antes estavam incluídos na primeira fase do plano de imunização. Assim que mais doses forem disponibilizadas, outros grupos prioritários serão vacinados.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, ressaltou que o restante da população não deve procurar postos de saúde. O objetivo é evitar aglomerações e filas desnecessárias. O comunicado técnico orienta que estados e municípios vacinem os trabalhadores que atuam em instituições de saúde.

Autor: Camila Helem - Diretoria de Comunicação