04 DEZ 2019
EDUCAÇÃO
Aparecida do Taboado apresentou Plano de Ação Integra Costa Leste e aprovou metas para a Educação

A Prefeitura de Aparecida do Taboado, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer realizou na sexta-feira, 29 de novembro, a apresentação do Plano de Ação da Costa Leste (AICL) no eixo Educação/MS. A atividade ocorreu na Câmara de Vereadores, das 8h às 12 horas (horário de Brasília) e também teve por objetivo aprovar metas para a Educação da região.

O encontro contou com a participação da professora doutora Terezinha Bazé de Lima, representante da Associação Integra Costa Leste; da técnica Analista de Sistema, Mara Cristina Viana Belchior, membro do “Integra Costa Leste” pela Rede Ver a Cidade; da professora doutora voluntária do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)-Campus de Três Lagoas, Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento; do prefeito Robinho Samara e do presidente da Câmara de Vereadores, José Rodrigues de Matos (Zezão).

Uma apresentação cultural com músicas clássicas do Quarteto Cultural de Três Lagoas e leitura da poesia vencedora do “2º Concurso Literário Pequenos Poetas” encantou os presentes. Ao abrir o evento, a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Margarida de Matos, contou aos presentes que a ação faz parte do movimento Integra Costa Leste vinculado ao Programa Líder, uma parceria entre Sebrae-MS e onze cidades da região Costa Leste, com o intuito de criar medidas para capacitar lideranças para o Desenvolvimento Regional. Ela agradeceu aos presentes e ressaltou que o momento é bastante especial, pois “é uma troca de experiência e uma possibilidade de contribuir com o Plano de Ação”.

O prefeito Robinho Samara evidenciou os avanços da Educação em Aparecida do Taboado e agradeceu o apoio e trabalho de toda equipe da Secretaria Municipal de Educação e afirmou que continuará com todo o suporte necessário para atingir o objetivo de desenvolver ainda mais a qualidade de ensino público.

O vereador Zezão parabenizou a iniciativa dos gestores e salientou que o Poder Legislativo se sente honrado de participar ativamente para colaborar com a Educação do município.

Durante a solenidade, antes de iniciar a apresentação do Plano de Ação, Terezinha Bazé destacou e parabenizou o envolvimento do prefeito nos eventos da Educação. “A gente fica muito feliz quando um prefeito disponibiliza tempo para estar principalmente com os gestores da Educação. É muito mais tranquilo e seguro para nós e sabemos do envolvimento do prefeito com a Educação de Aparecida, isso alegra o nosso coração, nos fortalece e nos dá ânimo para continuar o nosso trabalho”, disse.

A representante da Associação Integra Costa Leste contou que o Eixo da Educação pretende visitar todos os 11 municípios que formam a Região Costa Leste, destes, oito já contribuíram com o Plano de Ação Preliminar de acordo com suas características, sendo Aparecida do Taboado a 9º cidade visitada com essa finalidade.

“O Plano de Desenvolvimento tem que apurar da base, com isso nós queremos contribuir para a elevação da qualidade da educação. Nós decidimos que nenhuma criança da Região Costa Leste vai ficar de fora do sucesso da aprendizagem. Queremos que em cada um dos municípios sejamos capazes de formar crianças leitoras e escritoras; que elas adquiram o domínio da leitura, da escrita, do cálculo e o domínio  da expressão social e cultural, para que ela possa se movimentar ao longo da vida dela”, disse Tereza Bazé.

Ao iniciar a apresentação do Plano de Ação, Rubia Alexandra Poltronieri, membro do Plano Municipal de Educação, mostrou os dados da Educação do município, com o total de estudantes, funcionários e atendimentos e as metas estipuladas pelo município. As apresentações tiveram a contribuição da professora doutora Celina Aparecida; da analista de sistemas, Mara Cristina; e da professora doutora Tereza Bazé.

O evento contou com a participação de gestores das instituições de ensino público, Conselho Municipal de Educação, Comissão Municipal de Monitoramento e Avaliação e Equipe Técnica do PME (Plano Municipal de Educação), Instituições de Ensino Superior, Conselho Tutelar.

Local: Aparecida do Taboado