26/11/2019 às 15:33:00
Carreta do Hospital de Amor realiza 168 exames de mamografia e 320 preventivos em Aparecida do Taboado

› Local: Aparecida do Taboado

Parceria da Prefeitura de Aparecida do Taboado com o Hospital de Amor de Barretos possibilitou que uma unidade da Carreta de Amor, da cidade de Nova Andradina-MS, pudesse atender quase 500 mulheres com exames de preventivo e mamografia. Ao todo, serão 168 exames de mamografia e 320 preventivos realizados do dia 25 até o dia 28.

A Carreta está estacionada em frente a Unidade Básica de Saúde “Manoel Rodrigues da Silva”, o “Postão”. Na manhã desta terça-feira, 26, o prefeito Robinho Samara acompanhou a confirmação cadastral das mulheres que seriam atendidas no dia e conheceu os serviços ofertados pela unidade.

A enfermeira responsável, Monique Nagata, apresentou ao Chefe do Poder Executivo o projeto de mamografia humanizada, implantado recentemente pelo Hospital de Amor. Segundo Monique explicou, a mamografia digital, avaliada em R$ 2 milhões, existe somente Nova Andradina-MS, São José do Rio Preto-SP e Barretos-SP. “Essa carreta é nova e o projeto de mamografia humanizada do Hospital de Câncer de Barretos e do Departamento de Prevenção visam reduzir a sensação de medo e ansiedade de pacientes durante a mamografia”, destacou a enfermeira.

Robinho Samara agradeceu a parceria com o Município e enfatizou que a Saúde é uma de suas prioridades. “Esse é o segundo ano consecutivo que solicitamos a carreta para atender a nossa demanda. Estamos felizes em contribuir com a saúde da mulher aparecidense. A Saúde sempre foi uma das minhas prioridades”, falou.

A coordenadora de Áreas Médicas da Secretaria Municipal de Saúde, Janete Queiroz, enfatizou o apoio do prefeito e lembrou que a ação fecha a campanha de prevenção “Outubro Rosa”, pois a solicitação visou atender especialmente a demanda de exames de mamografia que não foram realizados durante o mês de outubro, porque o aparelho do município estava em manutenção. “O prefeito Robinho Samara tem sido um grande parceiro da Saúde de Aparecida do Taboado. Todos os projetos apresentados para suprir as demandas têm sido analisados pelo Executivo e executados da melhor maneira possível. Trazer a Carreta de Amor é mais uma demonstração de cuidado com a saúde da população”, falou.

Os atendimentos seguem até sexta-feira, 28. Os exames atendem as faixas etárias preconizadas pelo Ministério da Saúde. Para mamografia apenas mulheres de 40 a 69 anos e para preventivo é estipulada idade entre 25 a 64 anos. Após os atendimentos, as mulheres que necessitarem de exames complementares serão encaminhadas pela Secretaria Municipal de Saúde até a unidade fixa do Hospital de Amor, localizada na cidade de Nova Andradina-MS.