07 OUT 2019
Aparecida do Taboado realiza campanha de vacinação contra sarampo

A Prefeitura de Aparecida do Taboado, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira, dia 7, a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, voltada inicialmente para crianças na faixa de seis meses a 5 anos de idade.

A campanha será realizada entre os dias 7 e 25 deste mês, cujos atendimentos estarão disponíveis gratuitamente nas unidades de Estratégia da Saúde da Família (ESF) e no Centro de Especialidades Médicas (CEM).

A segunda etapa ocorrerá entre os dias 18 e 30 de novembro, sendo que o dia ‘D’ está previsto para o dia 30 para pessoas com idades entre 20 a 29 anos de idade, também em caráter seletivo.

A Secretaria Municipal de saúde lembra que a campanha é seletiva a partir de avaliação da carteira de vacinação, onde os pais ou responsáveis são atores sociais importantes no processo de controle dessa doença. Nesse sentido, devem se manter atentos e comparecer aos serviços de vacinação com suas crianças, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro.

Vacinar contra o sarampo é importante para evitar complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar a óbito. Por isso, o governo federal em parceria com os estados e municípios estão unindo esforços para vacinar 39.9 milhões de brasileiros, 20% da população, que hoje estão suscetíveis ao vírus do sarampo, de acordo com o Ministério da Saúde. Apesar da faixa etária de 20 a 29 anos concentrar a maior parte desses brasileiros (35%), são os menores de 5 anos o grupo mais suscetível para complicações do sarampo.

Dados

No levantamento divulgado até o dia 28 de agosto, o Brasil registrou 5.404 casos confirmados de sarampo e seis mortes, sendo quatro delas de pacientes menos de 1 ano. Dos casos confirmados no país, 97% (5,228) estão concentrados em 173 municípios do estado de São Paulo, principalmente na região metropolitana. Os outros 176 casos foram registrados em 18 estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão, Paraná. Piauí, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Para, Rio grande do Norte, Espírito Santos, Goiás, Sergipe e Distrito Federal.

Local: Aparecida do Taboado