A equipe do Governo Municipal de Aparecida do Taboado recebeu, nesta quinta-feira, 12, o coordenador de área do IBGE no Estado de Mato Grosso do Sul, Jorge Quevedo, que apresentou o relatório de ações para o Censo 2020.
O censo demográfico faz um levantamento da população, apresentando o número de habitantes, escolaridade e outros fatores que contribuem para que todo o Brasil possa conhecer o perfil da população, além de servir como base de planejamento para os três poderes de governo: Municipal, Estadual e Federal. O IBGE produz, analisa, pesquisa e divulga informações estatísticas demográficas, sociais e econômicas.
“Todos os trabalhos realizados pelo IBGE são feitos pensando na nossa missão: retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento de sua realidade e ao exercício da cidadania”, explicou.
O levantamento, conforme contou o coordenador, será realizado nos meses de agosto, setembro e outubro de 2020. Trabalharão 24 recenseadores em Aparecida do Taboado. Estes recenseadores serão escolhidos no ano que vem por processo seletivo. As inscrições abrem no dia 26 de setembro a 25 de outubro. As informações relativas ao processo seletivo serão passadas posteriormente.
Ele pediu um espaço a partir do começo do mês de maio para colocar quatro técnicos do IBGE que coordenarão os levantamentos de informações da população. Além disso, foi solicitado apoio no trabalho, com divulgação e acompanhamento. “O resultado do Censo contribui para o desenvolvimento do município”, ressaltou.
Participaram da reunião: o secretário de Administração, Jary Augusto Silva; chefe de Gabinete, Claudinei Paulo da Silva; secretário de Saúde, Márcio Garcia Galdino; secretária de Educação, Maria Margarida de Matos e diretor de Esportes, Jair Queiroz.
Ao final, o secretário de Administração, Jary, agradeceu a presença do coordenador e contou que o prefeito Robinho Samara por motivo de agenda com o Governo do Estado não pôde estar presente, mas determinou que a Administração Municipal atendesse as necessidades do IBGE.