A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida do Taboado ofereceu, na sexta-feira, 26, capacitação para os profissionais da Atenção Básica.
O curso ocorreu no Centro Pedagógico e Cultural Professor Agrício José Tolentino e envolveu enfermeiros, agentes comunitários de Saúde, agentes de endemias, coordenadores da Vigilância Epidemiológica, de Controle de Endemias e da Atenção Básica.
A enfermeira auditora do Núcleo Regional de Saúde de Paranaíba, Eni Batista, foi a ministrante da capacitação. Ela abordou sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, falando sobre os trabalhos voltados no combate, desde a proliferação da doença até o combate de focos no domicílio e nas vias urbanas. Foram formuladas estratégias de enfrentamento para a situação de endemia em Aparecida do Taboado.
Foi exposto sobre as doenças que o mosquito transmite: dengue, chikungunya e zika, seus sintomas, tratamento e evolução da doença. A Secretaria de Saúde contou para a ministrante as medidas de combate ao mosquito que o município está desenvolvendo, os mutirões realizados aos sábados para eliminação de focos, além da coleta de entulhos nas residências.