Na manhã desta segunda-feira, 03, servidores municipais da Prefeitura e da Câmara de Vereadores participaram de uma solenidade no Paço Municipal “Osvaldo Bernardes da Silva” para lembrar o “Dia da Independência do Brasil”, celebrado no dia 07 de setembro.
Demonstrando o patriotismo das autoridades locais, servidores públicos municipais, secretários, diretores, coordenadores e professores da Rede Municipal, foi realizado o hasteamento das bandeiras do Brasil, Município e do Estado. Elas foram hasteadas em seus mastros pelo prefeito Robinho Samara; secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Margarida de Matos, e presidente da Câmara, Alaor Bernardes da Silva Filho (Lolozinho), representando os demais vereadores.
Ao abrir o evento, a secretária Maria Margarida de Matos contou que foi preparada a “Semana da Pátria” para que a Independência do Brasil seja lembrada em todas as escolas. “Hoje é um dia bastante festivo para nós, iniciamos a Semana da pátria para relembramos a nossa Independência. No dia 07 de setembro de 1822 o Brasil se tornou independente de Portugal. É um momento de bastante alegria relembrar este momento, neste ano político lembrar que depende cada um de nós a independência definitiva do nosso país”, disse a secretária, ressaltando ainda que “nós temos que ter orgulho de conhecer os nossos símbolos, de saber o nosso Hino Nacional e Hino da Independência”.
O prefeito Robinho Samara destacou que a “Semana da Pátria” é momento de reflexão sobre a história do Brasil e parabenizou o envolvimento das crianças durante a solenidade. “As crianças são o futuro do Brasil e as que estão aqui são o futuro de Aparecida do Taboado, por isso quero agradecer o envolvimento e participação delas na Semana da Pátria e que elas possam crescer sabendo sobre a Independência de nosso país e sua trajetória até aqui”.
O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Alaor Bernardes (Lolozinho), agradeceu a participação dos servidores lotados na Casa de Leis e falou sobre a importância de celebrar a Pátria. “Em nome do Poder Legislativo eu quero agradecer a todos os servidores e parabenizar os professores, as escolas e alunos que lembraram esta data de forma tão bonita”.
Após cantar os hinos Nacional e da Independência, as escolas municipais fizeram uma belíssima apresentação cultural, envolvendo crianças do 3º e 5º ano do ensino fundamental. A Escola Municipal João Luiz Pereira abriu o roteiro de apresentações dançando a música “Cio da Terra”. A Escola Municipal João Chama trouxe poesia para a solenidade, onde as crianças recitaram “O Brasil”, de Renato Sêneca Fleury. A Escola Municipal Professor Jesus José de Souza apresentou a coreografia da música “Herdeiros do Futuro”. A Escola Municipal João Alves Lara trouxe a música “Depende de Nós”. Já a Escola Municipal São Jerônimo encerrou as apresentações com os alunos cantando a paródia “Meu Brasil é este!”.