A Prefeitura de Aparecida do Taboado fechou parceria com o Centro de Referência Esportiva Três Lagoas para oferecer novas modalidades esportivas gratuitas no município para crianças e adolescentes. Entre as possibilidades de modalidades estão Badminton, Basquete, Handebol, Judô, Esgrima, Remo e Canoagem.
A decisão foi tomada na quarta-feira, 12, no Gabinete, durante reunião entre o prefeito Robinho Samara; secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Margarida de Matos; secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, Dulce Lima; diretor de Esportes, Jair Queiroz; Gilbert Scharnik, diretor executivo do CRE-TL; Émerson Silva, diretor pedagógico do CRE-TL; e Leandro Dias Gomes, coordenador de Articulações do CRE-TL.
Essa é uma iniciativa estruturada a partir da consolidação de um espaço popular para a prática esportiva, com o propósito de ofertar atividades esportivas educacionais para atendimento a crianças, adolescentes e jovens, de maneira integrada com o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e com as políticas públicas locais. O projeto é totalmente sem ônus para o município, a Prefeitura cederá apenas o espaço para os treinamentos e oferecerá ainda professores capacitados para fazer parte das ações.
O CRE tem como missão ofertar serviços a comunidade, como, por exemplo, modalidades esportivas, oficinas e formação continuada EAD (Ensino À Distância). O projeto compreende ainda esportes educacionais, educação ambiental e educomunicação.
Suas atividades são desenvolvidas em cidades com influência da unidade da Petrobras – Usina Termelétrica Luís Carlos Pretes, localizada no município de Três Lagoas, por isso Aparecida do Taboado foi incluída.
O CRE tem como meta de atender como participantes diretos do projeto crianças, adolescentes e jovens, de ambos os sexos, na faixa etária de 5 a 18 anos, alunos da rede pública de ensino e de projeto sociais no município.
Durante a reunião, o prefeito e sua equipe de governo foram informados que cabe ao município indicar até seis professores, educadores sociais ou gestores da área de educação física para a participação nos seminários de esporte educacional, a serem agendados posteriormente.
É de responsabilidade ainda do município, indicar três professores ou gestores representantes para participar de capacitação para moderadores das oficinas e formação continuada EAD, no dia 05 de outubro. O município terá ainda que disponibilizar logística de transporte, com deslocamento até Três Lagoas para a participação dos representantes do município nos eventos, seminários e formações programadas pelo CRE Três Lagoas.
Após o período de capacitação de professores e gestores serão abertas as inscrições e matrículas nas diferentes modalidades. O projeto está previsto para dar início efetivamente em 2019.