21 JUL 2015
VII Conferência Municipal de Saúde inicia com apresentação de avanços em Aparecida do Taboado

A Secretaria Municipal de Saúde realizou, nos dias 16 e 17 de julho, a VII Conferência Municipal de Saúde e iniciou com a apresentação dos avanços dos serviços prestados em Aparecida do Taboado.

A 7ª Conferência Municipal de Saúde é o fórum máximo de deliberação da Política de Saúde e teve por objetivo promover a participação de todos os segmentos da comunidade, buscando um debate para sugestões e propostas que serão apresentadas na VIII Conferência Estadual de Saúde.

Com o tema central “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas, direito do povo brasileiro”, foram trabalhados os seguintes eixos: Direito da Saúde Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Relação Pública Privada; e Gestão do SUS e modelo de Atenção à Saúde.

Durante a solenidade de abertura participaram: o prefeito Robinho Samara; o secretário de Saúde, Luciano Silva; a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Janete Almeida; as palestrantes, Luciane Andreata de Castro e Nuilena Elisabeth dos Santos da Silva; e o vereador Rogério Ramos, representando o Poder Legislativo. Os vereadores Jefferson Rinaldi Bernardino e Carlos Antônio Socorro da Silva também estiveram presentes. O prefeito agradeceu aos servidores da Saúde e declarou aberta a Conferência. Logo após, ocorreu uma apresentação cultural em libras, da canção “Homenzinho Torto”, feita pelas crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O secretário de Saúde, Luciano Silva, agradeceu ao prefeito por “prestar saúde pública para toda a população da melhor maneira, enquanto o Brasil passa por uma crise geral”. Agradeceu ao Conselho Municipal de Saúde, aos vereadores, a toda equipe da Secretaria Municipal de Saúde e aos representantes da sociedade civil, presentes.

Luciano discorreu sobre o tema da Conferência, focou na saúde pública do município oferecida pelos servidores para a população e destacou avanços positivos no atendimento. Ele falou das estruturas, trabalhadores, resultados e desafios e frisou que todos os quase 190 servidores são responsáveis pela saúde e o foco é a saúde das pessoas.

“Peço para que recebam bem as pessoas e cuidem de seus funcionários para que assim seja feito. O PSF [Programa de Saúde da Família] é porta de entrada para a Saúde e deve ser preventiva, com promoção de atividades educativas e programas de saúde. É muito mais barato e saudável prevenir”.

Luciano encerrou dizendo que é preciso ter união e sintonia entre todos os agentes da Saúde. “Para fazer Saúde bem feita a gente precisa de união e sintonia. Gostar de gente, gostar de atender gente. Atendam bem as pessoas, este foi um pedido especial do prefeito Robinho e estou aqui para transmitir para vocês”, finalizou o secretário.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024