03 AGO 2015
Conselho Municipal de Assistência Social discute SUAS durante a XI Conferência

O Conselho Municipal de Assistência Social em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou, na quinta-feira, 30, a XI Conferência Municipal de Assistência Social, para discutir o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), avaliar as ações governamentais e eleger delegados para a Conferência Estadual.

A Conferência teve como tema central “Consolidar o SUAS de vez, rumo a 2026”, que foi conduzido pela assistente social Iracema de Fátima Nais Inoue, da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social – SEDHAST e SUPAS – Superintendência de Benefícios Sociais.

Além da palestrante convidada, fizeram parte da mesa de autoridades: a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Eloise Cleonice Emanuelle Pereira; o prefeito Robinho Samara; a secretária de Assistência Social, Lucilene Tábuas Carrasco e o vereador Jefferson Rinaldi Bernardino.

A presidente, Eloise Cleonice, falou sobre o controle social da política da Assistência Social e apresentou os demais conselheiros. Segundo explicou, a Confemas é um espaço aberto aos usuários, trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), entidades e gestão pública, que acontece a cada dois anos e têm como metas principais a avaliação das ações executadas e a definição de novas propostas a serem implementadas, considerando as diretrizes para gestão e financiamento do SUAS e que tem como objetivo avaliar a situação atual da Assistência Social e propor novas diretrizes para o seu aperfeiçoamento, em especial os avanços do SUAS.

“Essas novas diretrizes buscam o sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários. Os debates são coletivos com a participação social mais representativa, assegurando momentos para discussão e avaliação das ações governamentais e eleição de prioridades políticas que representam os usuários, trabalhadores e as entidades de assistência social”, ressaltou.

O prefeito Robinho Samara, bem como a secretária de Assistência Social, agradeceram a participação de todos e destacaram o apoio da administração ao Conselho Municipal de Assistência Social. Já o vereador Jeffinho, frisou que o encontro é uma forma de propor ideias que auxiliem na resolução de situações que envolvem idosos, crianças, adolescentes e famílias.

Após a solenidade de abertura, as crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos fizeram uma apresentação cultural. O evento deu continuidade com a palestrante que frisou que Aparecida do Taboado não deixou de lutar pela Assistência Social e deu direcionamento aos trabalhos com relação à política pública.

Foram formados quatro grupos que elaboraram propostas para a Conferência Estadual de Assistência Social e, na sequência, eleitos os delegados que representarão o município no evento que ocorrerá em Campo Grande, nos dias 01 de 02 de outubro.

Representarão Aparecida do Taboado como delegados titulares, sendo representantes governamentais, Analice Gonçalves Domingos e César Augusto Ribeiro Dezidério, e na representatividade de sociedade civil, Ângela Aparecida Soares de Aguilar e Geverson Santos Muniz.

03/08/2015
Conselho Municipal de Assistência Social discute SUAS durante a XI Conferência