24 AGO 2015
Campanha de Multivacinação atinge 57,2% do público-alvo

Aparecida do Taboado trabalha a Campanha de Multivacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil) desde o dia 15 de agosto, quando a Secretaria Municipal de Saúde realizou o “Dia D” em todas as Unidades de Saúde da Família e no Centro de Especialidades Médicas (CEM). O último balanço da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica aponta que a vacinação atingiu 57,2 % do público-alvo.

A campanha é voltada para crianças de seis meses a cinco anos incompletos e segue até 31 de agosto, nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), das 07h às 11h e das 13h às 17h (BR).

De acordo com o levantamento, em relação à região, o município teve o maior índice de vacinação, tendo vacinado uma porcentagem acima dos municípios de Cassilândia, Paranaíba e Inocência. A meta de Aparecida do Taboado é vacinar 1.420 crianças, até o último dia 19 foram imunizadas 811 delas.

Para acompanhar a vacinação das crianças no “Dia D” o prefeito Robinho Samara e o secretário de Saúde, Luciano Silva, visitaram todas as unidades de vacinação. A Secretaria Municipal de Saúde também desfilou com o “Zé Gotinha”, símbolo da vacinação, por toda a cidade, com o objetivo de chamar atenção dos pais para a campanha.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, não leva a morte, mas deixa sequelas no sistema nervoso como paralisia irreversível, principalmente nas pernas. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

De acordo com o secretário, a campanha também oportuniza os pais atualizarem o calendário vacinal das crianças de até cinco anos com outras vacinas que estão vencendo ou em atraso. Para a imunização é importante        que os responsáveis levem a caderneta de vacinação, para que os profissionais possam avaliar se a criança deixou de receber alguma vacina do calendário do Sistema Único de Saúde (SUS).

Não existe tratamento contra a poliomielite, por isso a importância da prevenção. A vacina só é contraindicada para crianças com infecção aguda, com febre acima de 38º C ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina.

24/08/2015
Campanha de Multivacinação atinge 57,2% do público-alvo