29 MAR 2023
Sábado é dia de vacinação contra a Influenza. Veja público-alvo
Atendendo a um chamado da Secretaria de Estado de Saúde (SES), a Secretaria Municipal de Saúde vai antecipar a vacinação contra a Influenza em Aparecida do Taboado. O município receberá cerca de 600 doses até o final da semana e realizará um dia especial de imunização neste sábado, dia 1º de abril.

Oficialmente, a 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza tem início em 10 de abril. No entanto, segundo a coordenadora estadual de Vigilância Epidemiológica da SES, Ana Paula Rezende de Oliveira Goldfinger, a decisão de adiantar a imunização é a chegada do outono e também devido ao aumento de casos de SRAG – doenças respiratórias. “Por isso, resolvemos antecipar a vacinação em nosso Estado”, reforçou.

A secretária Daiane Pupin ressaltou que a vacina contra a Influenza é trivalente, protegendo contra três cepas: H1N1, H3N2 e Linhagem B/Victoria.

Neste primeiro momento, a prioridade são idosos com 60 anos e mais; trabalhadores da saúde; crianças (6 meses a menores de seis anos; gestantes; puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuário; forças de segurança e salvamento; forças amadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade com mais de 18 anos de idade; adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Para conhecer os grupos prioritários e as comorbidades, acesse o link: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/calendario-nacional-de-vacinacao/informes-tecnicos/informe-tecnico-operacional-de-vacinacao-contra-a-influenza-2023#:~:text=O%20Minist%C3%A9rio%20da%20Sa%C3%BAde%20realizar%C3%A1,e%20%C3%A9%20de%20alta%20transmissibilidade, a partir da página 44.

O ponto de imunização se concentrará na ESF Jardim do Lago, instalada à Avenida Presidente Vargas, nº 4888, com atendimento a toda a população das 8h às 16h, horário de Brasília.

Fonte: Camila Helem de Jesus - Diretoria de Comunicação
Autor: DICOM