17 MAR 2023
SAÚDE
Com apoio da Prefeitura, Centro de Equoterapia “Iná Cintra Cardoso” continua sendo referência em toda a região
A Equoterapia ou terapia assistida por cavalos é um método terapêutico que utiliza o cavalo por meio de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.

O Centro de Equoterapia “Iná Cintra Cardoso”, de Aparecida do Taboado, é hoje referência na reabilitação motora de crianças e adultos, recuperando a mobilidade física e cognitiva (fala, raciocínio, etc.) dos atendidos, com o auxílio de profissionais competentes e capacitados.
E, pela primeira vez, a entidade passou a receber o apoio do Município, que nesta gestão firmou convênio com entidade e faz o repasse mensal de R$ 4 mil para contribuir na manutenção das atividades.

Importante ressaltar que em outubro de 2022, com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a Prefeitura fez a instalação do 1º playground inclusivo da região, no recinto de Leilões do Sindicato Rural, onde o projeto é desenvolvido, tendo como objetivo fazer com que crianças e adolescentes com deficiência possam exercer o direito ao divertimento, sem exclusão.

Na ocasião, a coordenadora do Centro, fisioterapeuta Bruna Felix, fez questão de ressaltar que “toda criança tem direito a brincar e a divertir-se, cabe à sociedade e às autoridades públicas garantirem a ela o exercício pleno desse direito e estamos muito felizes em ver que Aparecida do Taboado saiu na frente e está garantindo esse direito aos nossos atendidos”, disse ela.

O prefeito José Natan sempre expôs o resultado de parcerias público-privadas, enaltecendo que o repasse mensal e a inauguração do playground inclusivo são uma grande conquista não só para a Equoterapia no município, mas para toda a população, principalmente para as pessoas com deficiência ou com necessidades especiais. “E vamos continuar trabalhando para desenvolver políticas públicas que garantam a inclusão e o direito de todos”, finalizou ele.

O Centro de Equoterapia é uma das 5 entidades assistidas pelo Município e conta com cerca de 40 participantes atendidos.
Fonte: Camila Helem de Jesus - Diretoria de Comunicação
Autor: Foto Daniel Silva - DICOM