08 MAR 2023
8 de Março: Saúde promove palestra sobre novas regras do Planejamento Familiar que beneficiam as mulheres
Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu importante palestra sobre as novas regras do Planejamento Familiar, previstas na Lei nº 14.443, de 2022, que beneficiam a mulher na realização de esterilização voluntária.

A palestra foi ministrada pelo psicólogo Thiago Kleberis, tendo como público-alvo médicos, enfermeiros e dentistas da Rede Municipal de Saúde. A ideia foi capacitar esses profissionais sobre as novas regras para que possam estar a par das mudanças e poder orientar com segurança as pacientes.

Conforme as novas regras, passou de 25 para 21 anos a idade mínima de homens e mulheres para a realização de esterilização voluntária. O texto, aprovado em agosto pelo Senado, também dispensa o aval do cônjuge para o procedimento de laqueadura e [vasectomia]; medidas consideradas como importante vitórias para as mulheres.

A palestra ocorreu às 9h40, na sala de reuniões da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com a presença da secretária municipal de Saúde, Daiane Pupin, que destacou a importante vitória das mulheres frente às novas mudanças. “É um grande avanço para nós, mulheres, que agora podemos decidir mais cedo se queremos ou não ter mais filhos, e isso impacta diretamente no planejamento familiar. Outro ponto muito importante é que não é mais necessário aval do parceiro para a cirurgia, o que devolve a nós mulheres a autonomia sobre nós mesmas”, esclareceu ela.

Daiane aproveitou para parabenizar todas as mulheres que atuam na Secretaria Municipal de Saúde, bem como todas as aparecidenses pela data especial. “Que continuem sendo fortes, guerreiras e com muita saúde para alcançar todos os seus sonhos”, desejou ela.

Fonte: Fotos: Daniel Silva/DICOM
Autor: Camila Helem de Jesus - Diretoria de Comunicação