07 MAR 2023
No Dia da Mulher, ESFs realizarão exames preventivos das 17h às 20h
O Dia da Mulher vai ser de muita informação e ações preventivas na área da Saúde em Aparecida do Taboado. A data, que chama a atenção para todas as vertentes femininas, vai possibilitar a realização de exames preventivos no período da noite para facilitar o atendimento às mulheres que desempenham funções no horário comercial.

Conforme informou a Secretaria Municipal de Saúde, todas as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) ficarão em funcionamento em horário estendido nesta quarta-feira, realizando coleta de preventivo (Papanicolau) e exame clínico das mamas das 17h às 20h.

Além disso, no mesmo dia, o psicólogo Thiago Kleberis vai ministrar uma palestra sobre as novas regras do Planejamento Familiar previstas na Lei nº 14.443, de 2022, que diminui de 25 para 21 anos a idade mínima de homens e mulheres para a realização de esterilização voluntária. O texto, aprovado em agosto pelo Senado, também dispensa o aval do cônjuge para o procedimento de laqueadura [e vasectomia]; medidas consideradas como importante vitórias para as mulheres.

A palestra ocorrerá às 9h40, na sala de reuniões da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, tendo como público-alvo médicos, enfermeiros e dentistas da Rede Municipal de Saúde.

Autor: Camila Helem de Jesus - Diretoria de Comunicação