20 JAN 2023
+Pecuária Brasil: Município avança no acordo com a CONAFER e animais protocolados passam por inseminação
No ano passado, o Município firmou Acordo de Cooperação Técnica com a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (CONAFER) para aprimoramento das ações que proporcionem melhoramento genético do rebanho de corte e leite em Aparecida do Taboado.

Com isso, 12 produtores de leite rurais foram cadastrados em julho do ano passado e, desde então, vêm recebendo orientação técnica através do programa federal ‘Mais Pecuária Brasil’.
Em novembro, através da CONAFER, foi realizada a primeira etapa do procedimento com a realização de toque e protocolo dos animais; e em dezembro ocorreu a segunda etapa com a inseminação dos animais protocolados. As ações foram realizadas por um médico veterinário conveniado no programa.

A ação é promovida pela Prefeitura de Aparecida do Taboado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente em acordo de cooperação técnica com Conafer.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Fátimo Dias, destaca que o objetivo desta iniciativa é promover o crescimento socioeconômico, gerando impulsionamento no mercado agropecuarista local. “Com o apoio técnico e acompanhamento do CONAFER, através dessa tecnologia será possível controlar exatamente quando as vacas vão entrar no cio, o que reduz a chance de erro durante a inseminação a praticamente zero”, enalteceu o secretário.

Fátimo ainda esclareceu que o critério básico para a seleção dos pecuaristas é que seja agricultor familiar, tenha animal com score corporal adequado para receber a inseminação e espaço apropriado para contenção dos bovinos.

Em Aparecida do Taboado, o programa tem como técnicos Wilson F. Lima Júnior como responsável municipal e Cézar Augusto Bullio Junior, médico veterinário.

Autor: Camila Helem de Jesus - Diretoria de Comunicação