27 DEZ 2022
RETROSPECTIVA PROCON 2022
O Procon “Ver. Ivair Garrido Aydar”, durante o ano de 2022, tem muito o que celebrar.
SISTEMA PROCONSUMIDOR:
Em fevereiro, um marco importante foi a implantação do ProConsumidor, sistema da Secretaria Nacional do Consumidor e Ministério da Justiça, onde no Estado de Mato Grosso do Sul, o Procon de Aparecida do Taboado, juntamente com o Procon MS e outros 3 Municípios, foi pioneiro em sua implantação, trazendo mais melhoria no atendimento e celeridade na resolução dos conflitos.

PALESTRA NAS ESCOLAS:
Em maio, o PROCON de Aparecida do Taboado em parceria com o PROCON MS, realizaram palestras nas Escolas Frei Vital de Garibaldi e Georgina de Oliveira Rocha. A Palestra intitulada “Consumo na Ponta do Lápis”, foi para os alunos do Ensino Médio, levando educação ao jovem consumidor, para um futuro cada vez melhor.

NOVO NOME:
Em junho, por meio do Projeto de Lei nº 01/2022 do Legislativo, de autoria do Ver. José C. da Conceição Santos, esta unidade do PROCON – Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Aparecida do Taboado, passou a ser denominada de “PROCON Vereador Ivair Garrido Aydar”, eternizando a luta daquele que foi pioneiro por sua criação e efetiva instalação e fazendo justiça a esta conquista em nosso Município.

ENCONTRO NACIONAL:
Em agosto, o Procon de Aparecida do Taboado, foi convidado para participar e pela primeira vez se fez presente na 27ª Reunião da Secretaria Nacional do Consumidor – SENACON e do Congresso Nacional do Conselho Nacional de Defesa do Consumidor - MPCON, em Brasília/DF, onde na ocasião foi discutido sobre a implantação do Sistema ProConsumidor, que há mais de 6 meses já estava em pleno funcionamento em nosso Município como um dos pioneiros em nosso Estado.

ENCONTRO ESTADUAL DE PROCONS NA “TERRA DOS 60 DIAS APAIXONADOS”:
O Procon de Aparecida do Taboado sedia pela primeira vez o Encontro do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor do Estado do MS “Na Terra dos 60 Dias Apaixonados”. O evento ocorreu entre o período de 23 e 25 de agosto, com temas importantes da esfera consumeristas e palestrantes renomados.

NÚMERO DE ATENDIMENTOS:
De janeiro a dezembro, o Procon entre consultas simples e realização de audiências, o Procon realizou 840 atendimentos, ultrapassando o ano de 2021, onde foram atendidos 777 consumidores.  TOTAL - 2021 + 2022 = 1617 atendimentos

DEVOLUÇÃO PARA O BOLSO DOS CONSUMIDORES:
O Procon “Vereador Ivair Garrido Aydar”, por meio de seus atendimentos presenciais, tais como: ligações preliminares, registros de reclamação e audiências de conciliação, devolveu aos consumidores aparecidenses, a quantia de R$ 222.144,49 (duzentos e vinte e dois mil, cento e quarenta e quatro reais e quarenta e nove centavos), entre janeiro a dezembro de 2022.  Ano de 2021 foram R$ 156.213,06 (cento e cinquenta e seis mil, duzentos e treze reais e seis centavos), TOTAL 2021 + 2022 = R$ 378.357,55

RANKING DAS RECLAMADAS DE 2022:
No seguimento de telefonia vem a Tim, seguida da Claro, Vivo e Oi. No ramo bancário, temos o Banco Pan, seguido do Santander, BMG, Bradesco, C6 e Caixa Econômica Federal. No ramo das seguradoras temos com recordes de reclamações a BinClub, seguido da Chubb Seguros. E no ramo lojista, temos Casas Bahia, seguida da Magazine Luiza, Móveis Gazin e Mercado Livre.
A empresa mais reclamada foi a Tim com 163 reclamações, seguida da Energisa com 105. Do total de 840 atendimentos.
Fonte: Diretoria de Comunicação