09 DEZ 2022
Saúde reúne-se com o grupo Voluntários de São Francisco
Em 8 de dezembro, na sala de reuniões da prefeitura municipal, ocorreu uma reunião entre o grupo Voluntários de São Francisco, a secretária de Saúde Daiane Pupin e o chefe da vigilância sanitária, o médico veterinário João Henrique, para tratar sobre a causa animal.

Atuando na cidade há mais de 10 anos, o grupo Voluntários de São Francisco, que é pessoa física, foi convidado a formalizar o grupo em pessoa jurídica, para que possam firmar convênio com a prefeitura, o que contribuirá na ajuda aos animais que passam por uma vida precária de rua, de abandono, fome e maus tratos.

Nesta reunião foi falado sobre o custeio da alimentação de aproximadamente 160 animais, que estão sendo tratados pelos voluntários através de doações, realização de brechós, bingos e rifas. “Tornando o Voluntários de São Francisco em pessoa jurídica, a prefeitura ajudará a melhorar a qualidade de vida dos animais abandonados”, disse uma das voluntárias.

O segundo ponto tratado foi a respeito do local para a colocação dos animais, que hoje ficam nas casas dos voluntários ou em lares temporários até encontrar um tutor. Reforçando que a administração já está fazendo a castração gratuita (de 30 machos e 10 fêmeas/mês). Tendo mantido também o projeto de teste de leishmaniose e caso necessite, a eutanásia.

Para a secretária de Saúde, “mais um passo será dado na causa animal com a transformação de pessoa física, para jurídica do grupo Voluntários de São Francisco. Com isso, mais uma entidade será contemplada através de convênio com o município e assim, animais que podiam estar pelas ruas transmitindo doenças e sendo maltratados, continuarão sendo bem cuidados pelos voluntários com apoio e maior segurança”, comentou Daiane Pupin.

As integrantes do grupo, que se faziam presentes à reunião, agradeceram ao prefeito José Natan pelo zelo e apoio a mais essa entidade que cuida com muito carinho dos animais desamparados pelas ruas da cidade, declarando ainda que, em breve, uma grande novidade estará acontecendo em favor dos animais descartados por cidadãos desumanos.

Autor: DICOM
Local: Fotos: DICOM e arquivo pessoal