01 DEZ 2022
SAÚDE
Saúde realiza mais 27 cirurgias de catarata através do ‘Opera MS’ em Aparecida do Taboado
Por meio do programa estadual ‘Opera MS’, o Governo de Aparecida do Taboado realizou nesta quarta-feira, 30 de novembro, na Fundação Estatal de Saúde – FESAT, mais um mutirão de cirurgias de catarata para operação de 2º olho. Desta vez, passaram pelo procedimento 27 pacientes, os quais já tinham operado um dos olhos.

Este é um procedimento cirúrgico que visa o tratamento da catarata ocular. O único procedimento ou tratamento disponível para a catarata é a cirurgia. Sendo esta doença uma das principais causas de cegueira no mundo, caracterizada pela perda de transparência do cristalino, lente natural cuja função é propiciar o foco da visão em diferentes distâncias. Aos poucos, vai embaçando a visão até que a pessoa passa a enxergar apenas vultos e luzes, podendo ocorrer a cegueira.

Para a secretária de Saúde, “é uma honra fazer parte desse projeto e poder colaborar com o nosso Estado na melhoria do nosso amado SUS através de cirurgias e exames para nossa população”, enfatizou Daiane Pupin.

Aparecida do Taboado é uma das cidades que está mais operando através do programa implantado pelo Governo do Estado entre todos os Municípios que estão pactuados neste projeto. “Com esse incentivo do Governo Estadual, continuaremos dando um salto na nossa Saúde e conseguiremos atender a todos, acabando com fila reprimida como existia ao assumirmos a gestão”, disse o prefeito José Natan.

A Secretaria de Saúde e a Diretoria da FESAT seguem trabalhando para melhorar cada vez mais a qualidade do atendimento em saúde pública em Aparecida do Taboado, e devem iniciar na próxima semana mais um mutirão: o de pequenos procedimentos cirúrgicos.
Fonte: Camila Helem de Jesus - Diretoria de Comunicação
Autor: Fotos DICOM