21 OUT 2022
EDUCAÇÃO
Projeto Alimentação Saudável é desenvolvido com os estudantes da Rede Municipal de Ensino
Durante o mês de outubro, os professores da Rede Municipal de Ensino estão trabalhando o tema “Alimentação Saudável”. Foi escolhido este mês para tratar deste tema pois, no dia 16 de outubro comemora-se o Dia Mundial da Alimentação.

No decorrer da atual semana os estudantes das Escolas Municipais João Chama, João Luiz Pereira e Professor Jesus José de Souza,  assistiram à palestras ministradas pela nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Josely Garcia.

“A alimentação é um fator determinante da saúde. Deve apresentar variedade de nutrientes para atender às necessidades biológicas dos indivíduos, precisa conter fontes de proteínas, carboidratos e lipídios, assim como sais minerais e vitaminas. Uma alimentação saudável garante mais energia, diminui o risco de doenças crônicas como Diabetes Tipo 2 e Hipertensão Arterial e melhora a concentração e o rendimento escolar”. Informou a nutricionista.
17eb33c7-66ca-4b53-ac66-be5ef034c431
Durante as palestras foi explanado sobre os alimentos ultraprocessados, cujo  consumo deve ser evitado ou feito com moderação, pois contém altas quantidades de açúcar adicionado, sal (sódio), gorduras, corantes e conservantes e são pobres em vitaminas e minerais.

A Secretária Municipal de Educação Ana Rita Paião Oliveira destacou: "Essa data é muito importante para refletirmos sobre questões relevantes a respeito da alimentação, tais como a fome, a segurança alimentar e nutricional, e a necessidade da alimentação saudável."

As coordenadoras municipais da Educação Infantil Jisérica Rotune e do Ensino Fundamental Daiana Nunes orientaram as coordenadoras das unidades escolares sobre como o projeto deveria ser trabalhado.

O projeto Alimentação Saudável está presente no Currículo de Referência do município de Aparecida do Taboado, fazendo parte dos temas contemporâneos a serem trabalhados interdisciplinarmente em todas as etapas da Educação Básica.
Fonte: Fotos DICOM