13 OUT 2022
SAÚDE
Serviços de castração e vacinação de animais continuam acontecendo na Vigilância Sanitária
Desde o início da gestão José Natan/Tenente Ávila, os cuidados com a Vigilância Sanitária, principalmente quanto aos animais domésticos, apresentam números que chamam a atenção.

Por determinação do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-MS) não é possível realizar atendimento clínico no empreendimento de Vigilância Sanitária. Entretanto, outros serviços foram colocados à disposição da população.

No último quadrimestre (Maio, Junho, Julho e Agosto), foram registradas 74 emissões de licença sanitária; 216 castrações de cães e gatos machos; 10 castrações de cães e gatos fêmeas; 41 denúncias com apuração; 163 exames de Leishmaniose e 82 processos de eutanásia.

CASTRAÇÃO – Continua aberto o cadastramento para castrações regulares de animais (cães e gatos machos), na Vigilância Sanitária. Após o cadastro, o médico veterinário João Henrique Roque colocará o animal na fila de espera e, assim que chegar o momento, o tutor será avisado. De posse do termo de autorização para castração, o tutor terá 3 dias úteis para procurar a clínica e agendar o dia da cirurgia.

O mesmo procedimento é realizado para castração de fêmeas (cadelas e gatas).

VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA – Sendo uma das principais ações de controle da raiva em áreas urbanas, a vacinação é responsável pela diminuição do número de casos de raiva canina e felina, e, consequentemente, raiva humana. A única forma de controlar a doença é por meio de vacinação anual e, por isso, ela é tão importante, pois a doença não tem cura e ela mata animais e seres humanos.

A Secretaria de Saúde continua realizando a vacinação contra Raiva durante todo o mês de outubro, na sede da Vigilância Sanitária, instalada na Avenida dos Estudantes, nº 1778, próximo à Feira do Produtor, das 8h às 14h. Os interessados ainda podem retirar o medicamento para aplicação em casa, das 8h às 19h, basta apresentar um recipiente com gelo. Mais informações pelo telefone (67) 3565-7607.

Fonte: Fotos Markos Fernando - Diretoria de Comunicação
Autor: Camila Helem de Jesus - Diretoria de Comunicação