21 JUN 2022
Programa “Meu parto, minha escolha” é realizado na FESAT
As gestantes de Aparecida do Taboado estão tendo um acompanhamento especial por parte da Secretaria Municipal de Saúde e FESAT (Fundação Estatal de Saúde de Aparecida do Taboado), através do programa “Meu parto, minha escolha”.

O programa “Meu parto, minha escolha” garante que as gestantes tenham o direito de escolher o tipo de parto desejado e inclui um trabalho em rede da Atenção Primária e da Atenção Especializada.

As gestantes são encaminhadas pelas unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) ao hospital, o que possibilita o acompanhamento das gestantes pela FESAT a partir da 36ª semana de gestação, melhorando a assistência e dando mais autonomia às mamães, que poderão escolher o tipo de parto (cesárea ou normal).

Além da escolha do tipo de parto, a mães participantes recebem diversas orientações de profissionais da saúde, o que ocorreu no dia 21/6, nas dependências da FESAT, oportunidade em que as gestantes receberam orientações sobre do profissional psicólogo que falou sobre Blues puerperal e depressão pós-parto; a técnica de enfermagem discorreu a respeito dos cuidados com o recém-nascido, curativo, banho, amamentação entre outros assuntos; a Assistente Social falou sobre Planejamento Familiar; a Nutricionista discorreu a respeito da alimentação durante a gestação e aleitamento materno; e a Enfermeira obstetra, explicou a diferença de Parto normal e cesárea.

O programa beneficia muitas mulheres que se sentem mais seguras e acolhidas neste momento tão especial.
Fonte: Fotos DICOM