22 MAR 2022
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Meio Ambiente de Aparecida do Taboado lembra com palestras o Dia Mundial da Água
Em 22 de março comemora-se o Dia Mundial da Água, e para lembrar dessa grande importância, o Chefe de Meio Ambiente da Prefeitura de Aparecida do Taboado, Nahur Tito, esteve ministrando palestras sobre o assunto aos alunos da Escola Municipal João Luiz Pereira.

No período da tarde, de 22 de março, Nahur estará falando às crianças e adolescentes atendidos pelo Instituto Promocional Dom Afonso Maria Fusco, destacando a grande importância da água na vida de todo ser humano.

O Dia Mundial da Água, apresenta como objetivo colocar em discussão assuntos importantes relacionados com esse recurso natural. Como sabemos, a vida no planeta só é possível graças à presença de água, desse modo, cuidar das fontes de água é fundamental para a nossa sobrevivência. O corpo humano, por exemplo, necessita de água para diversos processos, como a manutenção da temperatura corpórea e o transporte de substâncias.

Diante da importância da água para a sobrevivência de todo ser que respira e da necessidade urgente de manter esse recurso disponível, surgiu o Dia Mundial da Água. Essa data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) que divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que é ordenada em dez artigos.

Veja a seguir alguns trechos dessa declaração: 1- A água faz parte do patrimônio do planeta; 2 - A água é a seiva do nosso planeta; 3 - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados; 4 - O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos; 5 - A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores; 6 - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo; 7 - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada; 8 - A utilização da água implica respeito à lei; 9 - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social; e 10 - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura