18 MAR 2022
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Projeto Alimentos que Salvam realiza parceria com o CRAS de Aparecida do Taboado
A parceria a princípio iniciou com o direcionamento de pessoas em conflitos leves com a Lei, para prestação de serviço comunitário, mas devido o Centro de Referência da Assistência Social - CRAS atender um número elevado de família em situação de vulnerabilidade e pela carência alimentar, a parceria veio de encontro às necessidades das famílias atendidas e assim eles vão ter uma alimentação saudável e rica em nutrientes.
“É um projeto que tem tudo para dar certo se tiver adesão da população, não só da população vulnerável, mas dos empresários, comerciantes e população em geral, porque uma comunidade unidade se torna próspera, isso é empatia. Nós do CRAS agrademos imensamente a idealizadora do projeto Cláudia Padim e todos os voluntários, só Deus para retribuir todo amor e carinho ofertado através de alimento cultivado”, disse a Coordenadora do CRAS – Lucimeire Brandão.
Projeto Alimentos que Salvam
Para a idealizadora do Projeto, “é uma missão de Deus para ajudar todos que necessitam. O objetivo é plantar sementes e doar os frutos com amor, para todas pessoas necessitadas e assim todas terão uma alimentação saudável”, Cláudia Padim.
O projeto nasceu no coração da senhora Cláudia Padim, quando estava internada com Covid. Deus mostrou como iria realizar esse projeto, tendo total apoio e suporte do Pastor Teófilo Campi Leme e de sua esposa Maristina Campi Leme, que cederam o terreno que pertence a igreja para realização do projeto.
O mesmo é mantido por colaboradores e voluntários que além de doação de mudas, patrocinam com dinheiro e mão de obra. Atendendo não somente a vizinhança, mas, famílias do CRAS, Lar dos Idosos, FESAT, Casa Abrigo e a Clínica Terapêutica Desafio Jovem.
Vale ressaltar que da Casa Abrigo, as crianças e adolescentes atendidos são responsáveis por um canteiro, onde estão tendo uma educação ambiental, a importância de cultivar alimentos em casa e orgânicos e dar valor aos alimentos saudáveis.
Os organizadores declaram que pretendem continuar atendendo a todos, mas para isso precisam de suporte, de mais voluntários, pois a horta cresceu e o trabalho também, e alguns voluntários que participavam no início se afastaram. O serviço é trabalhoso, e a mão de obra precisa ser voluntária, Como é o caso das senhoras: Manuela Neris, Dete Maria, Naiadi, Zenaide, que 2 a 3 vezes na semana trabalham no voluntariado.
A coordenadora e idealizadora do projeto, declarou que está precisando de mais pessoas para realizar o serviço braçal e também despertar na população, empresários, administração e do comércio e indústria para que sejam parceiros, cumprindo assim, a verdadeira missão do Jardim da Bênção que é ajudar maior número de necessitados possível, com alimentos saudáveis e assim amenizar a desigualdade social.
Para Cláudia Padim, a parceria com o CRAS surgiu de uma necessidade de encaminhar pessoas que cometeram alguns delitos leves e tem que pagar na Justiça pelos seus atos, e assim, a sentença é paga com serviços comunitários.
A horta comunitária recebe a todos com muito carinho e atenção, onde esses voluntários cumprem sua pena, desenvolvendo um trabalho maravilhoso em prol da comunidade. Ao mesmo tempo, ensinando o caminho do bem a todos, para não fazer mais coisas erradas.
A oferta de legumes e verduras para famílias atendidas pelo CRAS é feita mensalmente, que são pessoas acamadas sem nenhum benefício, portadores de Câncer, gestantes que participam do Curso Gerar Vidas, onde no dia que recebe a cesta mensal, ganha um ticket para fazer a retirada na horta, verduras e legumes frescos, assim complementando sua alimentação, não só o arroz e feijão.
“O Projeto é de Deus, sendo uma obra sem nenhum fim lucrativo, e precisa muito do apoio da população para continuar a ser desenvolvido, levando alimentos naturais, sem agrotóxico, de ótima qualidade a mesa dos mais carentes, que nem sempre tem um dinheirinho para comprar na verduraria, proporcionando uma alimentação saudável e o bem estar em ir buscar as verduras e legumes em  um lugar onde é tratado com muito respeito e dedicação, sabendo que todo o trabalho ali desenvolvido é totalmente voltado para eles. Sendo esse projeto de Deus, desenvolvido em um espaço, que antes não tinha muita vida, hoje ficou muito bonito, colorido e cheio de vida e cores, chamando a atenção da comunidade para o significado do projeto, sua missão, em ajudar”, disse a idealizadora Cláudia Padim.
Quem quiser apoiar o Projeto de Deus, com ajuda na compra de sementes, equipamentos, e mão de obra voluntária, é só procurar pela Cláudia na horta (Rua Coxim, em frente o Jardim Imperial – COHAB). Toda ajuda é bem-vinda, porque espalhar amor em forma de alimentos, é uma benção de Deus.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura