19 JAN 2022
Alta demanda provoca desabastecimento de testes rápidos para Covid-19 e Secretaria de Saúde espera receber novo lote na sexta-feira
A explosão de casos de pacientes com síndromes gripais provocou o esgotamento dos testes rápidos na rede pública de Saúde em Aparecida do Taboado. A Secretaria Municipal de Saúde confirmou o desabastecimento na tarde desta terça-feira (18).

Segundo o departamento, Aparecida do Taboado deve receber novo lote de testes rápidos nesta sexta-feira (21) e retomar as testagens na próxima segunda (24), tanto na ESF Vila Pereira quanto na FESAT. Enquanto isso, o Município segue realizando o exame RT-PCR, que utiliza técnicas de biologia molecular para detectar se o vírus SARS-CoV-2 está presente no corpo, a depender da avaliação médica.

Importante destacar que para centralizar o atendimento aos pacientes com sintomas de gripe, no dia 12 de janeiro a Prefeitura Municipal transformou a ESF Vila Pereira no Centro de Atendimento de Síndromes Gripais. Desde então, mais de 1.200 pessoas já passaram pela unidade, que tem registrado média diária de 240 atendimentos, com cerca de 40% dos casos confirmados para Covid-19.

O aumento exponencial do número de pessoas com síndromes gripais nestas primeiras semanas de 2022 em todo o país é resultado das festividades de final de ano. No entanto, ao contrário das passadas, essa nova onda da Covid-19 tem se apresentado menos letal, levando em consideração o avanço da vacinação, que segundo autoridades de Saúde é a principal arma contra casos graves e mortes pela doença.

Em Aparecida do Taboado, a vacinação adulta e pediátrica acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h30 e das 13h às 16h30, na UBS Manoel Rodrigues da Silva (Postão).

Autor: Camila Helem - Diretoria de Comunicação