05 JAN 2022
Vacinação contra Influenza continua em todas as ESFs e Secretaria de Saúde alerta para a H3N2
Aparecida do Taboado já tem 1 caso confirmado da variante H3N2, que preocupa todo o país
A Prefeitura de Aparecida do Taboado, através da Secretaria Municipal de Saúde, convoca todos os munícipes, acima de 06 meses de idade e que ainda não tomaram a vacina contra a gripe, a receber o imunizante neste começo de 2022.

O subtipo H3N2 do vírus influenza está provocando surtos atípicos de gripe em dezenas de cidades brasileiras, depois de promover uma epidemia no Rio de Janeiro. Em Mato Grosso do Sul já foram confirmados 3 óbitos pela variante.

Até o momento, o município tem 1 caso de Influenza H3N2 que foi confirmado no último dia 29 de dezembro. Trata-se de uma mulher, de 90 anos, que estava com todas as vacinas em dia exceto contra a Influenza.

Ontem, dia 4 de janeiro, o Município colheu um segundo exame de caso suspeito - de uma mulher de 89 anos - que foi enviado ao Lacen de Campo Grande. O resultado deve sair em até 48 horas.

A Secretaria de Saúde alerta à população que ainda não se vacinou contra a Influenza para que procure as unidades de Saúde a fim de garantir a dose do imunizante. Qualquer pessoa acima de 06 meses de vida pode ser vacinada contra a Influenza, ressaltando que são para as pessoas que não receberam o imunizante durante a campanha de 2021.

A Secretaria ainda reforça que é imprescindível manter as medidas de segurança que já vinham sendo adotadas contra a Covid-19, como uso de máscaras, de álcool em gel, entre outras.

SINTOMAS

Conhecer os sintomas dessa nova gripe e saber como diferenciá-la da Covid-19 é importante para entender o avanço dos dois vírus e buscar o tratamento correto.

Vírus H3N2:
Febre alta com início agudo, tosse, cefaleia, obstrução nasal, inflamação na garganta e dores musculares (mal-estar intenso).

Covid-19:
Febre, tosse seca, fadiga, perda de paladar, perda do olfato e dificuldade respiratória.

A infecção causada pelo H3N2 é mais perigosa para idosos, crianças, gestantes e portadores de comorbidades. Para impedir que ela avance e concorra com a Covid-19 é necessário que a população volte as medidas restritivas como o simples uso da máscara, do álcool em gel e intensifique as ações de vacinação contra a Influenza.

Para isso, as 6 unidades de saúde de Aparecida do Taboado contam com doses de vacina da Influenza/gripe para quem não teve a oportunidade de tomar no ano passado. Quem já recebeu pelo menos 1 dose da vacina da gripe em 2021 não é necessária outra dose.

Importante destacar que também não há mais intervalo mínimo entre as doses contra a Covid-19 e Influenza.

WhatsApp Image 2022-01-04 at 17.04.48 (1)
WhatsApp Image 2022-01-04 at 17.04.48

Autor: Camila Helem - Diretoria de Comunicação