20 OUT 2021
Prefeito assina convênio na Semagro para fomentar a produção de borracha e o controle de pragas em seringueiras
O prefeito de Aparecida do Taboado, José Natan de Paula Dias, assinou nesta segunda-feira, dia 18 de outubro, convênio com o Governo do Estado, através da Semagro-MS, e com a Associação de Produtores da Borracha de MS (Aprobat) para fomentar a produção de borracha e o controle de pragas em seringueiras.

A partir do convênio, que prevê o repasse de recursos, serão realizados estudos técnicos que vão contribuir na elaboração do diagnóstico das necessidades do setor em Mato Grosso do Sul, incluindo o mapeamento e controle de pragas, formas de gestão produtiva e orientações gerais para a produção, visando fortalecer ainda mais esta atividade que está em ascensão em Mato Grosso Sul.

Com 1,8 milhão de árvores plantadas em 3,6 mil hectares - dados fornecidos pela APROBAT, Aparecida do Taboado ocupa o 2° lugar no ranking estadual dos municípios que mais cultivam a seringueira - utilizada, sobretudo, para a produção do látex - e vai abrigar a 1ª indústria de processamento da borracha do Estado, o que mostra o potencial do Município para crescimento. A unidade está em operação e deve inaugurar em breve.

Eduardo Sanchez, presidente da APROBAT, cuja sede fica em Aparecida do Taboado, é um dos grandes incentivadores desse estudo e afirma que o Estado é novo na produção de borracha, mas que com este levantamento vai sair na frente de outros Estados e construir uma atividade sólida e produtiva. Segundo ele, Mato Grosso do Sul conta, atualmente, com 23 mil hectares de seringais plantados em 243 propriedades rurais, distribuídas em 29 municípios.

O secretário Jaime Verruck destacou que a produção de borracha no Estado, apesar de estar no início, tem potencial para crescer e alcançar uma boa posição. "A partir deste convênio será possível fazer o controle adequado de pragas e continuar avançando na produção do látex e atração de novos investimentos", avaliou.

O prefeito José Natan agradeceu o apoio e a parceria do Estado em mais este projeto, através do governador Reinaldo Azambuja e do secretário Jaime Verruck, bem como à APROBAT, através do presidente Eduardo Sanchez, que tem trabalhado para fortalecer o agronegócio em Aparecida do Taboado e em todo o Mato Grosso do Sul.

Fonte: Camila Helem - Diretoria de Comunicação
Autor: Fotos: Markos Fernando/DICOM