15 JUL 2021
Prefeitura lança campanha ‘Julho Amarelo’ para alertar sobre cuidados com as hepatites virais
O Julho Amarelo é o mês de luta contra as hepatites virais e tem como intuito conscientizar principalmente sobre a prevenção. Por isso, a Prefeitura de Aparecida do Taboado, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou a Campanha Julho Amarelo para alertar a população sobre a importância do diagnóstico e tratamento da doença, que pode ser precavido através de vacinação, cuidados com a higiene e relações sexuais protegidas.

Segundo a secretária Daiane Pupin, todas as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) realizam os testes rápidos e fazem orientações acerca do tema, além de estarem com a campanha de vacinação contra a Hepatite A e B em aberto.

“Em tempos de pandemia, não podemos deixar de lado a prevenção e o tratamento de outras doenças. O mês de julho reforça a luta contra as hepatites virais, a importância do diagnóstico precoce e alerta para a necessidade de ter a vacinação em dia. Por serem, muitas vezes, silenciosas, as hepatites requerem atenção redobrada”, explica a secretária.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Eugênia Paiva, ressaltou que importante estar atento aos sintomas da doença e que nas ESFs, além dos serviços já relatados pela secretária, também é possível obter o pedido de exame sorológico, através de consulta médica, para ter um resultado mais exato.

Eugênia destacou que os principais sintomas das hepatites virais são febre, fraqueza, mal-estar, dor abdominal, enjoo/náuseas, vômitos, perda de apetite e urina escura (cor de café).

Mais informações podem ser obtidas diretamente na ESF do seu bairro. Se informe e proteja-se!

Saiba Mais

A campanha “Julho Amarelo” destaca a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento das Hepatites Virais. Em Mato Grosso do Sul houve uma redução significativa nas notificações em comparação entre os anos de 2019 e 2020. A data lembrada para conscientização é 28 de julho.

No Brasil, os tipos mais comuns são causados pelos vírus A, B e C. Mas também existe o vírus da hepatite D (mais frequente na região Norte) e o vírus da hepatite E, que possui ocorrência rara no país. Segundo a estimativa da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), mais de 1,5 milhão de pessoas têm hepatite, mas apenas cerca de 300 mil sabem disso.

A Hepatite A e E tem transmissão oral-fecal, sendo que a qualidade da água, saneamento básico e as boas práticas de higiene na manipulação de alimentos previnem a doença.

As Hepatites B e C tem transmissão sexual e sanguínea, costumam ser silenciosas e acabam sendo descobertas quando a doença já está muito evoluída, com cirrose ou até com câncer de fígado (hepatocarcinoma).

A vacina para a Hepatite B, disponível no SUS para todas as faixas etárias, previne a doença e tem sido responsável pela queda nas notificações e ocorrência do agravo no Estado. Além da vacina, existe tratamento, cujo objetivo principal é reduzir o risco de progressão da doença hepática e também imunoprofilaxia no momento do parto.

Quanto à Hepatite C, milhões de pessoas podem ser portadoras desses vírus e não saber. É uma doença onde pode ocorrer agravamento do quadro, como cirrose e câncer de fígado. De 2000 a 2018 foram registradas 74 864 mortes no Brasil por hepatites. A hepatite C concentra 76% desses óbitos, segundo o último Boletim Epidemiológico de Hepatites Virais, publicado em julho do ano passado pelo Ministério da Saúde.

Para esse agravo não há vacina disponível. No entanto, a incorporação pelo Sistema Único de Saúde de novas terapias e inclusão de todos pacientes com diagnóstico positivo para hepatite C no tratamento, está mudando o quadro epidemiológico dessa doença no Brasil e no Estado, pois o arsenal medicamentoso disponível hoje apresenta altos índices de cura (superior a 95%) e grande facilidade posológica que tem se mostrado eficaz no combate à doença.

Diante desta perspectiva, a SES esclarece que a testagem da população para a Hepatite C é uma estratégia importante e os testes rápidos para detecção da Hepatite B e C estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde de Mato Grosso do Sul.

- Use preservativos em todas as relações sexuais.

- Não compartilhe objetos de uso pessoal, tais como agulhas, alicates de unha e lâminas de barbear.

- Exija sempre materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem e piercing, consultórios médicos, odontológicos, manicures, etc.

- Lave as mãos (incluindo após usar o banheiro, trocar fraldas e antes do preparo de alimentos).

- Lave bem os alimentos antes do consumo.

- Vacine-se contra as hepatites A e B.

Autor: Camila Helem - Diretoria de Comunicação