21 JUN 2021
Mais um avanço na Saúde: Prefeitura inaugura tomógrafo computadorizado nesta segunda-feira
A Prefeitura de Aparecida do Taboado deu mais um passo importante na melhoria do serviço prestado na Saúde pública do Município. O prefeito José Natan, acompanhado do vice Ten. Ávila; da secretária de Saúde, Daiane Pupin, e da diretora da FESAT, Mara Nilza Adriano, inaugurou nesta segunda-feira, dia 21 de junho, o serviço de Tomografia Computadorizada no hospital da FESAT.

A tomografia computadorizada é um exame de imagem não invasivo. Uma espécie de Raio X que consegue ver o corpo em 360 graus. É a junção do equipamento do Raio-X com computadores programados capazes de produzir imagens de altíssima qualidade dos órgãos internos. Por combinar a imagem de múltiplos raio-x, esse exame oferece um estudo muito mais detalhado do que uma radiografia comum, podendo diagnosticar diversos tumores.

A diretora da FESAT, Mara Nilza Adriano, explica que esse exame tem a finalidade de explorar através de imagens de alta resolução várias partes do corpo, como pulmões, ossos, cérebro, rins, ovários, entre outros, além de ser um dos principais exames de verificação de infecção da Covid-19, feito logo após a triagem, auxiliando na otimização de testes de PCR e contribuindo para o diagnóstico rápido de pacientes, que a partir de agora não precisarão mais ser deslocados do hospital para realizar o exame, resultando em economia para o Município.

O prefeito José Natan destacou que colocar mais este serviço à disposição da população aparecidense é uma grande satisfação, tendo em vista que desde o início da sua gestão tem trabalhado com grande empenho para reestruturar a área da Saúde, com diversos investimentos e ações que já podem ser notadas pela comunidade, “a Saúde é nossa grande prioridade, principalmente diante da pandemia de Covid-19, e a instalação do tomógrafo vai justamente trazer um avanço aos atendimentos prestados aos pacientes positivados, que poderão acompanhar a evolução do quadro com maior precisão a partir de agora, e sem precisar sair do município”, enfatizou. José Natan ainda garantiu que a atual Administração vai continuar focada em melhorar cada vez mais não só a qualidade do atendimento, mas também as condições de trabalho para a equipe médica e hospitalar de todas as unidades públicas de Saúde do Município.

O equipamento foi adquirido em outubro do ano passado, com investimento de R$ 250 mil (seminovo) de recursos federais através dos parlamentares Rose Modesto e Nelson Trad, e estava inativo por falta de estrutura. Com a readequação promovida pela atual gestão, que possibilitou a instalação do gerador de energia e a ligação do parque tecnológico do hospital, foi possível colocá-lo em funcionamento. A atual Administração ainda investiu R$ 100 mil na estruturação da sala onde o serviço foi implantado.

A inauguração da ala de tomografia aconteceu às 8h (horário de Brasília), na Fundação Estatal de Saúde, instalada à Rua Duque de Caxias, 3640 – Centro, com a presença dos vereadores Gustavo Neira, Ber Galter, Jucleber Bim, Gilberto Carrapicho, Patrícia da Saúde e Marcinho da Saúde.

Fonte: Camila Helem – Diretoria de Comunicação
Autor: Fotos: Markos Fernando/DICOM