18 MAR 2021
Em live, prefeito de Aparecida do Taboado atualiza situação da Covid-19 no município e alerta para a Dengue

Nesta quinta-feira (18), o prefeito José Natan, acompanhado da secretária de Saúde, Daiane Pupin, e da diretora da Fesat, Mara Nilza Adriano, realizou uma transmissão ao vivo para atualizar a situação da Covid-19 em Aparecida do Taboado e as dificuldades que o município já enfrenta na rede pública de Saúde. (Assista aqui)

O hospital da cidade já está com 100% dos leitos ocupados, tanto na ala da UTI quanto na semi-intensiva. Diante disso, o prefeito José Natan fez um apelo importante: “nós estamos passando pelo pior momento da pandemia em Aparecida do Taboado e o apoio da população é fundamental”.

Segundo a diretora da Fesat, a situação é crítica em todo o país “a gente recebe pedidos todos os dias de outras cidades para que pacientes possam ser transferidos para o município; estamos todos sem leitos. É muito preocupante”, disse Mara Nilza.

Ela destacou que a ocupação no hospital não se limita apenas a pacientes em tratamento da Covid-19, mas ainda de Dengue e outras patologias, com pacientes esperando vagas para outras cidades, entretanto, sem previsão para transferência devido à superlotação também nos municípios de referência.

De acordo com a secretária de Saúde, Aparecida do Taboado já registra mais de 60 notificações de Dengue, entre eles uma morte por Dengue hemorrágica, o que coloca o município em estado de alerta. “É realmente um momento alarmante na Saúde. As ESFs e o hospital estão todos lotados. Precisamos do apoio da população”, reforçou Daiane.

Segundo a secretária, as cirurgias eletivas terão que ser suspendidas para a liberação de leitos no hospital e a diretora da Fesat aproveitou para pedir à população que procure o local apenas em situação de urgência e emergência para evitar aglomeração desnecessária.

Ainda na live, José Natan informou que com gestão o Governo Municipal conseguiu viabilizar o funcionamento do parque tecnológico do hospital, o que possibilitou a ligação do gerador de energia e outros equipamentos de forma simultânea; bem como a instalação da usina de oxigênio que já está operando com capacidade para produção de 3.600Nm³ por mês, o suficiente para abastecer todos os leitos do hospital.

“E nós estamos em busca de parceria com o Governo do Estado para a instalação de mais 5 leitos UTI em Aparecida do Taboado, totalizando 10 unidades para melhorar a estrutura do nosso hospital. É um momento muito difícil esse que estamos vivendo, mas temos feito gestão para minimizar ao máximo os impactos da pandemia” frisou o prefeito.

Por fim, José Natan agradeceu e parabenizou os profissionais de Saúde que estão atuando na linha de frente contra o coronavírus há mais de um ano e explicou que a Prefeitura tem buscado dar condições de trabalho para esses profissionais e de atendimento à população, mas que esta luta é de todos, “precisamos que todos façam sua parte, continuem mantendo os cuidados contra o vírus e evitem aglomeração. Vamos vencer esse momento juntos. Se cuidem e cuidem de quem vocês amam”, encerrou.

Autor: Camila Helem - Diretoria de Comunica~]ao