08 JAN 2021
Administração instala Escola de Controle Interno para boas práticas de gestão pública

Uma das novidades implantadas pela nova Administração é a instalação da ESCOIN – Escola de Controle Interno, que vai capacitar secretários e servidores do setor administrativo do Poder Executivo a fim de garantir boas práticas de gestão.

Segundo o responsável pela Controladoria Interna, Welinton Marques, o grande ponto positivo desta iniciativa é que os treinamentos serão ministrados pelos próprios servidores do quadro que hoje ocupam funções técnicas e acumulam em seus currículos variadas qualificações obtidas em função dos cargos que ocupam no Poder Público.

“Nós vamos qualificar os colaboradores utilizando os próprios servidores, o que vai gerar economia aos cofres públicos e criar uma grande rede de compartilhamento de conhecimento”, disse ele. Welinton ainda explicou que neste primeiro momento as capacitações vão se concentrar no Paço Municipal, onde a Administração quer promover a reestruturação dos processos administrativos, com agilidade e segurança.

Nesta sexta-feira (8), aconteceu o primeiro treinamento com foco no orçamento e execução orçamentária. Na pauta, assuntos como: ciclo orçamentário (PPA, LDO e LOA), dotações das unidades orçamentárias, compras e lei 101/00 – Lei de Responsabilidade Fiscal.

Segundo o prefeito José Natan, faz parte do seu governo promover a valorização do servidor público e isso inclui capacitar o quadro de servidores, inclusive para garantir o bom funcionamento da máquina pública.

Os treinamentos da ESCOIM deverão acontecer periodicamente. A próxima qualificação tratará sobre a utilização dos recursos financeiros.

Autor: Camila Helem - Diretoria de Comunicação
Local: Aparecida do Taboado