03 JUN 2020
Aparecida do Taboado confirma o 1º caso de Covid-19

Na tarde desta quarta-feira, 03, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou o 1º caso de Covid-19 no município. O exame foi feito de forma particular e a pessoa não apresentava sintomas.

Segundo a secretária de Saúde, Tatiane Bernardes, trata-se de uma mulher de 36 anos, considerada assintomática para a doença. “Este é o primeiro caso, entre os 19 notificados, sendo 17 descartados e dois aguardando o resultado de exames laboratoriais”, explicou.

A Secretaria já entrou em contato com a paciente, solicitando isolamento domiciliar de 14 dias para todos os membros de sua família. Está sendo feito um monitoramento de todas as pessoas que tiveram contato com a mulher nos últimos dias, com o objetivo de realizar o isolamento domiciliar dos mesmos.

Por se tratar de um caso assintomático, o protocolo recomenda apenas o isolamento domiciliar, não sendo necessária a internação e outros procedimentos médicos.

O Município se prepara para receber possíveis pacientes do coronavírus em toda a sua rede de Saúde. No Hospital Municipal estão sendo construídos  quatro leitos de isolamento e cinco leitos considerados de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“A Administração Municipal está realizando diversos investimentos para o combate ao coronavírus. Já adquirimos quatro respiradores, o que corresponde a um valor de R$ 84.200,00 e cinco monitores e um cardioversor, no valor aproximado de R$150 mil.  Contamos ainda com a solidariedade de empresários que doaram diversos EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual); doações de máscaras e álcool gel da Secretaria de Estado de Saúde; álcool gel da empresa Suzano; máscaras, aventais e termômetros infravermelhos da empresa Frango Bello; doação de bobinas de plásticos para a confecção de aventais da Plastrela; álcool gel, termômetros infravermelhos, luvas de procedimento, máscaras descartáveis e sapatilhas descartáveis da Eldorado; recebemos Face Shild (viseiras) da Unesp; e álcool 70% da Alcoolvale”, pontuou.

Aparecida do Taboado fez a transferência de R$686 mil para a aquisição de EPI’s, medicamentos e materiais hospitalares, com este recurso estamos reformando a área de isolamento hospitalar e criando os leitos de UTI. Além deste investimento, a Administração Municipal recebeu um total de R$ 370 mil de emendas parlamentares estaduais que serão investidas ao combate de Covid-19. A deputada federal Rose Modesto e o senador Nelsinho Trad fizeram emendas específicas para Aparecida do Taboado, sendo R$ 500 mil da deputada e R$200 mil do senador.  “Este recurso também será revertido em EPI’s, medicamentos e materiais de consumo hospitalares”.

Tatiane Bernardes ressaltou ser importante a conscientização da população, principalmente sobre o uso de máscaras, o distanciamento social e o cuidado com a higienização das mãos.

Fonte: Luana Chaves - Assessoria de Comunicação
Local: Aparecida do Taboado