29 MAI 2020
EDUCAÇÃO
Aparecida do Taboado se prepara para receber novos cursos superiores pela UFGD no polo UAB

Na manhã desta sexta-feira, 29, uma importante vídeoconferência foi realizada entre os municípios que possuem um polo da UAB (Universidade Aberta do Brasil) para discutir a implantação de novos cursos. Aparecida do Taboado se prepara para receber os cursos superiores de Biologia e Física na modalidade EAD (Educação à Distância) pela UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

A videoconferência reuniu representantes educacionais e dos Poderes Executivo e Legislativo de Aparecida do Taboado e coordenadores de polo UAB das cidades de Água Clara, Miranda, Rio brilhante, Porto Murtinho e Bela Vista. Participaram: o prefeito Robinho Samara, presidente da Câmara de Vereadores, José Rodrigues de Matos (Zezão); vereador Andrey dos Reis; coordenador do polo UAB Aparecida do Taboado, Joaquim Donizete de Matos; secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Margarida de Matos; e a secretária do polo UAB, Maria Helena Cardoso dos Santos.

A diretora de Educação a Distância (EaD) da UFGD, professora doutora Elizabeth Matos Rocha e a professora Grazielly Vilhalva Silva, coordenadora geral da Universidade Aberta do Brasil - UAB da UFGD, conduziram a reunião. Na oportunidade, a coordenadora ressaltou que a inserção da UFGD em Aparecida do Taboado visa interiorizar o ensino superior. "É a nossa primeira oferta da UFGD em Aparecida do Taboado, em Ciências Biológicas, um curso na formação de professores, algo sempre necessário e que precisa ser fortalecido. Pessoalmente para mim, a maior alegria é estar, de fato, oportunizando que pessoas que talvez não tivessem condições de se deslocar até outros centros maiores, pessoas que estão no interior, que às vezes não teriam condições também, por meios financeiros, de estar pagando a mensalidade de um curso superior, ainda que à distância”, falou.

Foram pontuadas as principais demandas de cada unidade e os equipamentos necessários para as aulas práticas dos laboratórios. Em Aparecida do Taboado os cursos práticos serão realizados em parceria com a Escola Estadual “Ernesto Rodrigues”, que disponibilizou, por meio da Secretaria de Estado de Educação, dois laboratórios para Biologia e Física. O Município terá que investir aproximadamente R$ 14.500,00 em cada laboratório para atender as necessidades de cada capacitação.

O prefeito Robinho Samara se comprometeu em atender o polo da UAB e destacou sua satisfação em conquistar a primeira universidade para a cidade. “Para nós será um prazer atender essas demandas. Ter uma faculdade era mais um sonho que eu tinha para Aparecida do Taboado. Eu me comprometo e acredito que todos os meus colegas farão o mesmo. A UFGD é muito bem vinda à Aparecida do Taboado”, disse.

De acordo com o coordenador do polo UAB, Joaquim Donizete de Matos, a UFGD pretende fazer o seu primeiro processo seletivo em Aparecida do Taboado ainda neste ano para dar início às aulas em 2021. “Assim que sair o edital do processo seletivo, será dada toda a publicidade necessária”, finalizou.

Fonte: Luana Chaves - Assessoria de Comunicação
Local: Aparecida do Taboado