04 MAR 2020
Saúde lança programa “Meu parto, minha escolha”

A partir deste mês de março, as gestantes de Aparecida do Taboado terão um acompanhamento especial por parte da Secretaria Municipal de Saúde e FESAT (Fundação Estatal de Saúde de Aparecida do Taboado). Isso porque foi lançado o programa “Meu parto, minha escolha”, na segunda-feira, 02.

A primeira reunião da Rede de Saúde de Aparecida do Taboado ocorreu na Secretaria Municipal de Saúde. Segundo informou o secretário, Márcio Garcia Galdino, com o “Meu parto, minha escolha” as gestantes serão encaminhadas pelas unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) ao hospital, tendo o direito de escolher o tipo de parto desejado. “Será marcado um dia de visita ao hospital para conhecer os profissionais e o local onde será realizado o parto e a mãe dirá se terá cesárea ou normal”, enfatizou.

O programa marca uma nova etapa para a Saúde do Município, tendo como objetivo o trabalho em rede da Atenção Primária e a Atenção Especializada, o que possibilitará o acompanhamento das gestantes pela FESAT a partir da 36ª semana de gestão. O foco é melhorar a assistência, dando mais autonomia às mamães, que poderão escolher o tipo de parto (cesárea ou normal). Caso opte pelo parto cirúrgico este será realizado após a 39° semana de gravidez.

Local: Aparecida do Taboado